América Latina em teses: a historiografia latino-americanista nas teses dos cursos de doutorado em história no Rio Grande do Sul (1986-2016)
Resumo
O trabalho “América Latina em teses: a historiografia latino-americanista nas teses dos cursos de doutorado em História no Rio Grande do Sul” adota como objeto a análise das setenta e duas teses sobre a América Latina desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em História – nível de doutorado – no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1986 e 2016. Retrocede, cronologicamente, à criação do curso de doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) – o mais antigo dos três programas – e se estende até o ano de 2016, perpassando o desenvolvimento dos cursos de doutorado na mesma área na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). O recorte espacial encontra justificativa na condição geográfica e fronteiriça do estado do Rio Grande do Sul, o temporal, no percurso dos Programas de Pós-Graduação no Brasil e, o temático, na oportunidade de reflexão sobre a produção do conhecimento histórico regional. Nesse intuito, estabelece-se como prioridade o exame de estrutura das teses sobre a América Latina produzidas no período, a partir dos cinco pontos norteadores indicados pelos trabalhos de Jörn Rüsen e sua proposta de matriz do pensamento histórico. A pergunta, “em que medida ocorre um movimento de transformação epistemológica durante o desenvolvimento das teses?” deverá ser respondida a partir da hipótese da existência de hierarquias estruturantes no interior do trabalho acadêmico, entre Carências de Orientação, Concepções, Métodos, Formas e Funções de Orientação, a serem confirmadas por meio da matriz do pensamento histórico na sua relação ao conjunto de teses. A metodologia tem como base a comparação, em primeira instância, no interior de cada tese, e, em seguida, o cotejo entre as teses, nas mesmas variáveis, a fim de perceber rupturas e continuidades globais, além da identificação de suas possíveis causas endógenas e exógenas.
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