dc.contributor.advisor | Trevisan, Marcelo | |
dc.creator | Paim, Cristiane Dalcin | |
dc.date.accessioned | 2020-02-11T15:15:18Z | |
dc.date.available | 2020-02-11T15:15:18Z | |
dc.date.issued | 2016-01-05 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19549 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The public administration started adopting a managerial vision, striving for factors such as
productivity control. Many studies about the relation between production and the satisfaction
degree of the servants were made, aiming the organization’s productivity increase and
methods of professional satisfaction. The study aims to analyze the levels of satisfaction of
the servants of the Municipal Government of Santa Maria’s Federal Revenue
superintendence, sorting the results according to Frederick Herzberg’s motivation-hygiene
theory. A literature search and a quantitative survey were done, whereby it applied a
questionnaire to thirty-eight servers from Superintendence. From the results, it was concluded
that there are high levels of dissatisfaction on the motivational and hygienic factors, which
could be reduced by actions like the restructuration of the career path, the training policy and, mainly, the adopted leadership style. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Serviço público | por |
dc.subject | Fatores motivacionais e higiênicos | por |
dc.subject | Satisfaction | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Public service | eng |
dc.subject | Hygienic and motivational factors | eng |
dc.title | Níveis de satisfação dos servidores da Superintendência de Receita da Prefeitura Municipal de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Satisfaction levels of the servants of the Municipal Government of Santa Maria’s Federal Revenue Superintendence | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão pública passou a adotar uma visão gerencial, primando por fatores como controle de
produtividade. Surgiram diversos estudos sobre a relação entre a produção e os níveis de
satisfação dos servidores, visando tanto o aumento de produtividade da organização, quanto
fins de satisfação profissional. Para tanto, o estudo tem como objetivo analisar os níveis de
satisfação dos servidores da Superintendência de Receita da Prefeitura Municipal de Santa
Maria, classificando os resultados conforme a teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais
de Frederick Herzberg. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa quantitativa,
por meio da qual aplicou-se um questionário a trinta e oito servidores daquela
Superintendência. Pelos resultados, conclui-se que existem altos níveis de insatisfação nos
fatores motivacionais e higiênicos, os quais poderiam ser reduzidos com medidas como a
reestruturação do plano de carreira e da política de capacitação e, principalmente, do estilo de
liderança adotado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |