Mostrar registro simples

dc.creatorMarques, Sabrina Gonçalves
dc.date.accessioned2020-02-12T14:18:12Z
dc.date.available2020-02-12T14:18:12Z
dc.date.issued2019-08-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19561
dc.description.abstractThe present research aimed at answering the following problem: what are the challenges encountered in the construction and implementation of a training process, based on the Freire-CTS articulation, developed with educators from the initial years of elementary education at a municipal public school in Caçapava do Sul / RS? In the search for theoretical and methodological subsidies, a qualitative research was carried out, of the type of case study that, in the first moment, was based on the following instruments: bibliographic research, events in the area of education in sciences / physics teaching . This first moment culminated in the elaboration of a proposal of organized formation according to the Three Pedagogical Moments. In the second moment, the formative process was implemented in the partner school and was analyzed according to the stages of the Discursive Textual Analysis. In order to construct the corpus of analysis, the researchers' field diaries were used, a reflection on the formative process written by a collaborating researcher, transcription of the audios of the training meetings and semi-structured interviews with the educators at the end of the first stage of the formative process. The data of the corpus were unitized and later categorized resulting in three emergent categories: (i) relationship maintaining teacher autonomy; (ii) understandings about the theoretical elements discussed and the role of learners; (iii) the study of reality and its challenges. It was understood that educators have little autonomy over the organization of the curriculum, as well as "reductionist" preconceptions about Freirean educational thinking, about the reality of their students and about their role in the teaching-learning process. Finally, the lack of involvement of the educators at the time of the Study of Reality may have compromised the alignment of the theme with the perspective of the generating theme. Besides the challenges, it was possible to perceive the educators' views on the relationship between teaching and reality and on aspects related to TC, which reinforce the need for permanent training processes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArticulação Freire-CTSpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectTrês momentos pedagógicospor
dc.subjectFormação permanentepor
dc.subjectAutonomia docentepor
dc.subjectFreire-CTS articulationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectInitial yearseng
dc.subjectThree pedagogical momentseng
dc.subjectPermanente formationeng
dc.subjectTeacher autonomyeng
dc.titleArticulação Freire-CTS na formação de educadores dos anos iniciaispor
dc.title.alternativeFreire-CTS articulation in the formation of educators of the initial yearseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDiferentes pesquisas sinalizam problemas presentes no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e apontam para a necessidade de ações na formação dos educadores. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou responder o seguinte problema: quais os desafios encontrados na construção e implementação de um processo formativo, balizado na articulação Freire-CTS, desenvolvido com educadoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Caçapava do Sul/RS? Na busca por subsídios teóricos e metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso que, no primeiro momento balizou-se nos seguintes instrumentos: pesquisa, de cunho bibliográfico, em eventos da área de educação em ciências/ensino de física. Essa etapa culminou na elaboração de uma proposta de formação organizada conforme os Três Momentos Pedagógicos. O processo formativo foi implementado em uma escola pública municipal de Caçapava do Sul/RS e analisado segundo as etapas da Análise Textual Discursiva. Para construção do corpus de análise foram utilizados os diários de campo da pesquisadora e de uma pesquisadora colaboradora, membro do GEPECiD, transcrição de áudios dos encontros de formação e de entrevistas semiestruturadas realizadas com as educadoras ao final da primeira etapa do processo formativo. Os dados do corpus foram unitarizados e posteriormente categorizados resultando em três categorias emergentes: (i) relação mantenedora x autonomia docente; (ii) compreensões sobre os elementos teóricos discutidos e o papel dos educandos; (iii) o estudo da realidade e seus desafios. Compreendeu-se que as educadoras possuem pouca autonomia sobre a organização do currículo, assim como preconcepções "reducionistas" sobre o pensamento educacional freireano, sobre a realidade de seus educandos e sobre o papel destes no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, o pouco envolvimento das educadoras no momento do Estudo da Realidade pode ter comprometido o alinhamento do tema com a perspectiva de tema gerador. Além dos desafios, foi possível perceber ampliações dos olhares das educadoras sobre a relação entre ensino e a realidade e sobre aspectos relacionados a CT, que reforçam a necessidade de processos formativos permanentes.por
dc.contributor.advisor1Muenchen, Cristiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0008067199219325por
dc.contributor.referee1Gehlen, Simone Carina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1874337486992401por
dc.contributor.referee2Hartmann, Angela Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348630855781978por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0098173447116070por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International