Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorRegio, Beatriz Bica
dc.date.accessioned2020-02-13T13:30:15Z
dc.date.available2020-02-13T13:30:15Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19569
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monograph Specialization in Educational Management is focused on the School Organization Management, investigating thus the main assumptions that characterize the action of educational managers within the context of cultural diversity at school. The method of approach combines procedure bibliographic and field research. Data collection was carried out through a questionnaire with ten questions that were answered by five teachers from a state school in the city of Santa Maria RS. The work is divided into three sections. In the first, it discusses the importance of School Management in fundamental rights protection, and also the concept of Democratic Management, elitist education and the construction of the Pedagogic Political Project. In the second chapter, it is the cultural diversity in society, at school and in the classroom. The third chapter presents the reflections about the responses obtained in the field research. The aforementioned results demonstrate that the School Space contributes in different ways in the construction and acceptance of the identity of the student as well, respect for cultural diversity present in our society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectCultural diversityeng
dc.subjectPolitical pedagogical projecteng
dc.titleGestão escolar e diversidade cultural: os desafios do contexto escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central a Gestão da Organização Escolar, investigando, desse modo, os principais pressupostos que caracterizam a ação dos gestores educacionais dentro do contexto da diversidade cultural no espaço escolar. O método de abordagem conjuga o procedimento bibliográfico e a pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com dez perguntas que foram respondidas por cinco docentes de uma escola estadual da cidade de Santa Maria RS. O trabalho divide-se em três capítulos. No primeiro, aborda-se a importância da Gestão Escolar na garantia de direitos fundamentais e, ainda, a conceituação da Gestão Democrática, educação elitizada e a construção do Projeto Político Pedagógico. No segundo capítulo, trata-se da Diversidade Cultural na sociedade, na escola e na sala de aula. No terceiro capítulo, apresentam-se as reflexões a cerca das respostas obtidas na pesquisa de campo. Os resultados apontados demonstram que o Espaço Escolar contribui de diferentes maneiras na construção e aceitação da identidade do educando bem como, no respeito à Diversidade Cultural presente em nossa sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto