dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Regio, Beatriz Bica | |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T13:30:15Z | |
dc.date.available | 2020-02-13T13:30:15Z | |
dc.date.issued | 2015-11-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19569 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This monograph Specialization in Educational Management is focused on the School
Organization Management, investigating thus the main assumptions that characterize
the action of educational managers within the context of cultural diversity at school.
The method of approach combines procedure bibliographic and field research. Data
collection was carried out through a questionnaire with ten questions that were
answered by five teachers from a state school in the city of Santa Maria RS. The
work is divided into three sections. In the first, it discusses the importance of School
Management in fundamental rights protection, and also the concept of Democratic
Management, elitist education and the construction of the Pedagogic Political Project.
In the second chapter, it is the cultural diversity in society, at school and in the
classroom. The third chapter presents the reflections about the responses obtained
in the field research. The aforementioned results demonstrate that the School Space
contributes in different ways in the construction and acceptance of the identity of the
student as well, respect for cultural diversity present in our society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Diversidade cultural | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Cultural diversity | eng |
dc.subject | Political pedagogical project | eng |
dc.title | Gestão escolar e diversidade cultural: os desafios do contexto escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema
central a Gestão da Organização Escolar, investigando, desse modo, os principais
pressupostos que caracterizam a ação dos gestores educacionais dentro do
contexto da diversidade cultural no espaço escolar. O método de abordagem
conjuga o procedimento bibliográfico e a pesquisa de campo. A coleta de dados foi
realizada a partir de um questionário com dez perguntas que foram respondidas por
cinco docentes de uma escola estadual da cidade de Santa Maria RS. O trabalho
divide-se em três capítulos. No primeiro, aborda-se a importância da Gestão Escolar
na garantia de direitos fundamentais e, ainda, a conceituação da Gestão
Democrática, educação elitizada e a construção do Projeto Político Pedagógico. No
segundo capítulo, trata-se da Diversidade Cultural na sociedade, na escola e na sala
de aula. No terceiro capítulo, apresentam-se as reflexões a cerca das respostas
obtidas na pesquisa de campo. Os resultados apontados demonstram que o Espaço
Escolar contribui de diferentes maneiras na construção e aceitação da identidade do
educando bem como, no respeito à Diversidade Cultural presente em nossa
sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |