dc.contributor.advisor | Lopes, Luis Felipe Dias | |
dc.creator | Garcia, Fabiane Tubino | |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T13:42:39Z | |
dc.date.available | 2016-08-04T13:42:39Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1956 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The current outlook and upward movement by the formation and continuing
education for the citizen. This upward movement is due to technological advances in
diverse areas of knowledge, globalization, and the need for greater supply of skilled
manpower, which require all persons to be well prepared to work and ensure its
place in a competitive market. It is noticed that the demand for access to higher
education continues to grow in the universities, which has sought to make a selection
more fair and, to prevent evasion of student. Because of this, IES seeking for the
future students has asked its candidates to fill out a questionnaire during the
sociocultural process of inscription to the entrance exam. Thus, the goal of this
investigation was to identify and test the sociocultural variables that determine the
selection of candidates for new engineering courses, made possible by the program
REUNI of the selection process UFSM held in May 2009. For data analysis was
performed an exploratory and descriptive study, using technique multivariate
statistics of multiple logistic regression. We obtained a sample of 535 candidates
were tested and 34 of their sociocultural variables database COPERVES. In this
study the dependent variable corresponds to the occurrence or not of the vestibular
selection. The adjusted model results indicate that only two predictor variables were
statistically significant (p <0.05) to determine the probability of selection of
candidates, which are: the university entry exams is already one or more times (b1 =
1.170) and has total monthly household income up to 5 times the minimum wage (b2
=.- 1.143). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Processo seletivo | por |
dc.subject | Engenharias | por |
dc.subject | Variáveis socioculturais | por |
dc.subject | Seleção | por |
dc.subject | Modelo de regressão logística múltipla | por |
dc.title | Identificação de variáveis determinantes na seleção de candidatos, para os cursos de engenharia, no processo seletivo da Universidade Federal de Santa Maria, RS | por |
dc.title.alternative | Identification of variables in determining selection of candidates for engineering courses in the selection process at the University of Santa Maria, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | O panorama atual é de valorização pela formação e da educação continuada para o
cidadão. Esta valorização deve-se aos avanços tecnológicos em diversas áreas do
conhecimento, a globalização, e a necessidade de maior qualificação da mão-deobra,
os quais obrigam a todas as pessoas estarem bem preparadas para atuar e
garantir seu espaço em um mercado competitivo. Percebe-se que a demanda por
acesso ao ensino superior segue crescendo nas universidades, as quais têm
buscado realizar uma seleção mais justa, bem como, de evitar a evasão dos
estudantes ingressos. Devido a isto, as IES buscando conhecer o futuro acadêmico
têm solicitado a seus candidatos o preenchimento de um questionário sociocultural
durante o processo de inscrição ao vestibular. Assim, o objetivo desta investigação
foi identificar e testar as variáveis socioculturais capazes de determinar a seleção
dos candidatos aos novos cursos de Engenharia, viabilizados pelo programa REUNI,
do processo seletivo da UFSM realizado em maio de 2009. Para análise dos dados
foi realizado um estudo descritivo e exploratório, utilizando a técnica estatística
multivariada de regressão logística múltipla. Obteve-se, uma amostra de 535
candidatos e foram testadas 34 variáveis socioculturais do respectivo banco de
dados da COPERVES. Neste estudo a variável dependente corresponde à
ocorrência ou não da seleção ao vestibular. Os resultados obtidos no modelo
ajustado indicam que somente duas variáveis preditoras foram estatisticamente
significativas (p<0,05) para estimar a probabilidade de seleção dos candidatos, que
são: se já prestou vestibular uma ou mais vezes (b1=1,170) e se possui a renda total
mensal familiar até 5 salários mínimos (b2=.-1,143). | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |