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dc.contributor.advisorLopes, Luis Felipe Dias
dc.creatorGarcia, Fabiane Tubino
dc.date.accessioned2016-08-04T13:42:39Z
dc.date.available2016-08-04T13:42:39Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1956
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe current outlook and upward movement by the formation and continuing education for the citizen. This upward movement is due to technological advances in diverse areas of knowledge, globalization, and the need for greater supply of skilled manpower, which require all persons to be well prepared to work and ensure its place in a competitive market. It is noticed that the demand for access to higher education continues to grow in the universities, which has sought to make a selection more fair and, to prevent evasion of student. Because of this, IES seeking for the future students has asked its candidates to fill out a questionnaire during the sociocultural process of inscription to the entrance exam. Thus, the goal of this investigation was to identify and test the sociocultural variables that determine the selection of candidates for new engineering courses, made possible by the program REUNI of the selection process UFSM held in May 2009. For data analysis was performed an exploratory and descriptive study, using technique multivariate statistics of multiple logistic regression. We obtained a sample of 535 candidates were tested and 34 of their sociocultural variables database COPERVES. In this study the dependent variable corresponds to the occurrence or not of the vestibular selection. The adjusted model results indicate that only two predictor variables were statistically significant (p <0.05) to determine the probability of selection of candidates, which are: the university entry exams is already one or more times (b1 = 1.170) and has total monthly household income up to 5 times the minimum wage (b2 =.- 1.143).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso seletivopor
dc.subjectEngenhariaspor
dc.subjectVariáveis socioculturaispor
dc.subjectSeleçãopor
dc.subjectModelo de regressão logística múltiplapor
dc.titleIdentificação de variáveis determinantes na seleção de candidatos, para os cursos de engenharia, no processo seletivo da Universidade Federal de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeIdentification of variables in determining selection of candidates for engineering courses in the selection process at the University of Santa Maria, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoO panorama atual é de valorização pela formação e da educação continuada para o cidadão. Esta valorização deve-se aos avanços tecnológicos em diversas áreas do conhecimento, a globalização, e a necessidade de maior qualificação da mão-deobra, os quais obrigam a todas as pessoas estarem bem preparadas para atuar e garantir seu espaço em um mercado competitivo. Percebe-se que a demanda por acesso ao ensino superior segue crescendo nas universidades, as quais têm buscado realizar uma seleção mais justa, bem como, de evitar a evasão dos estudantes ingressos. Devido a isto, as IES buscando conhecer o futuro acadêmico têm solicitado a seus candidatos o preenchimento de um questionário sociocultural durante o processo de inscrição ao vestibular. Assim, o objetivo desta investigação foi identificar e testar as variáveis socioculturais capazes de determinar a seleção dos candidatos aos novos cursos de Engenharia, viabilizados pelo programa REUNI, do processo seletivo da UFSM realizado em maio de 2009. Para análise dos dados foi realizado um estudo descritivo e exploratório, utilizando a técnica estatística multivariada de regressão logística múltipla. Obteve-se, uma amostra de 535 candidatos e foram testadas 34 variáveis socioculturais do respectivo banco de dados da COPERVES. Neste estudo a variável dependente corresponde à ocorrência ou não da seleção ao vestibular. Os resultados obtidos no modelo ajustado indicam que somente duas variáveis preditoras foram estatisticamente significativas (p<0,05) para estimar a probabilidade de seleção dos candidatos, que são: se já prestou vestibular uma ou mais vezes (b1=1,170) e se possui a renda total mensal familiar até 5 salários mínimos (b2=.-1,143).por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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