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dc.contributor.advisorFranco, Gianfábio Pimentel
dc.creatorStreicher, Andressa
dc.date.accessioned2020-02-14T11:53:37Z
dc.date.available2020-02-14T11:53:37Z
dc.date.issued2015-12-04
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19579
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis article constitutes the working conclusion of the Specialization Course in Public Health Management Organization. This is a bibliographic study, which aims to present communication strategies that can contribute to the promotion of public health. The research starts from the assumption that each region has different cultural factors that influence the rates and types of detected diseases, and thus need to work preventive and curative health focusing on the reality of each locality. In this context, it is important to the professional work of the media work hand in hand health managers, assisting in the preparation and implementation of campaigns and health activities in the communities, making the correct and consistent use of the media. Community radio stations are among the media outlets to be used to bring the public the power of community. Another alternative is the production of informative advertising materials, constructed from data and reports presented by the region's population to be reached. This research also explain how is the communication addressed that produces and disseminates content to specific audiences, in this case, for those who go through any outbreak of disease or show alarming rates. Finally, an analysis of a health problem recently publicized in the national media will be held: the increase in cases of newborns with microcephaly in the northeastern region. Following are examples of communication strategies will be presented that can be applied against this problem.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectCommunicational strategieseng
dc.subjectPublic healtheng
dc.subjectInformationeng
dc.titleEstratégias de comunicação como aliadas na promoção da saúde públicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo constitui-se no trabalho de conclusão do curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde. Trata-se de um estudo bibliográfico, que tem como objetivo apresentar estratégias de comunicação que podem contribuir na promoção da saúde pública. A pesquisa parte da hipótese de que cada região do país possui fatores culturais distintos, que influenciam nos índices e tipos de doenças detectadas, sendo dessa forma, necessário trabalhar a saúde preventiva e curativa com foco na realidade de cada localidade. Neste contexto, faz-se importante o trabalho de profissionais da comunicação social que atuem lado a lado dos gestores de saúde, auxiliando na elaboração e execução de campanhas e ações de saúde junto às comunidades, fazendo o uso correto e contínuo dos veículos de comunicação. As rádios comunitárias estão entre os veículos de comunicação que devem ser utilizados para aproximar o poder público da comunidade. Outra alternativa é a produção de materiais publicitários informativos, construídos a partir de dados e relatos apresentados pela população da região a ser alcançada. A presente pesquisa também explicará como se dá a comunicação dirigida, que produz e dissemina conteúdos para públicos específicos, neste caso, para aqueles que passam por algum surto de doença ou que demonstram índices preocupantes. Por fim, será realizada uma análise de um problema de saúde recentemente divulgado na mídia nacional: o aumento dos casos de recém-nascidos com microcefalia na região nordeste do país. Após, serão apresentados exemplos de estratégias de comunicação que podem ser aplicadas frente a essa problemática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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