dc.contributor.advisor | Damilano, José Luiz Padilha | |
dc.creator | Guedes, Eliane Terezinha Raymundo | |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T13:50:31Z | |
dc.date.available | 2016-08-04T13:50:31Z | |
dc.date.issued | 2010-12-13 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1957 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Deficiência mental | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Escolarização de alunos com déficit cognitivo sob a perspectiva da inclusão | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas
acerca da escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola de ensino regular,
sob a perspectiva da inclusão, com o objetivo de comprovar a possibilidade de
prover essa escolaridade, compreendendo as necessidades dos profissionais da
educação em relação a sua formação para trabalhar com alunos com deficiência na
rede regular de ensino, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O processo de formação do professor é um direito e deve se estruturar a fim de
possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional. Há a necessidade de
aquisições continuadas de saberes, que venham favorecer respostas às
necessidades reais impostas pela ação educativa. Todo esse contexto leva-nos a
refletir sobre o distanciamento das propostas dos cursos de formação, as intenções
e as ações dos professores na prática docente. É necessária a instrumentalização
dos professores para o atendimento desse alunado, pois a implementação da
inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para essa
nova realidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |