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dc.contributor.advisorCanto-Dorow, Thais Scotti do
dc.creatorGarlet, Juliana
dc.date.accessioned2016-08-04T13:57:27Z
dc.date.available2016-08-04T13:57:27Z
dc.date.issued2010-08
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1958
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractEnvironmental education promotes media awareness and understanding of the various factors that interact in time and space to model the environment. Define, thus, values and motivations that lead to patterns of behavior to preserve and improve the environment where we live. The study of environmental perception becomes important to be able to understand the interrelationships between humans and the environment that surrounds it. The aim of this study is to evaluate the environmental perception of Candida Zasso elementary school students in Palma Nova - RS. For the analysis, was used a questionnaire comprising 13 questions about environment and education, with 12 multiple choice questions and one discursive. Through the results, it was found that overall the series evaluated showed good sense in most environmental issues, with small differences in perception between the series. Students understand the need to preserve the environment, but require more efficient means to make them understand the importance of changing habits and attitudes for a better quality of life. Thus, the results of this study demonstrate the importance to work with environmental education from the school, starting with the most basic concepts of preservation, so that young people understand the importance of small actions on environmental preservation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.titlePercepção ambiental de alunos de ensino fundamental no município de Nova Palma, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Ambiental promove meios de percepção e compreensão dos vários fatores que interagem no tempo e no espaço para modelar o meio ambiente. Define, assim, valores e motivações que conduzem a padrões de comportamento de preservação e melhoria do meio onde vivemos. O estudo da percepção ambiental torna-se importante, para que seja possível a compreensão das interrelações entre o homem e o ambiente que o cerca. O objetivo deste estudo é avaliar a percepção ambiental de alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cândida Zasso, de Nova Palma - RS. Para a análise, utilizou-se um questionário constituído por 13 questões sobre ambiente e educação, sendo 12 de múltipla escolha e uma discursiva. Através dos resultados, constatou-se que, de maneira geral, as séries avaliadas apresentaram boa percepção ambiental na maioria das questões, com pequenas diferenças de percepção entre as séries. Os estudantes compreendem a necessidade de preservarem o ambiente onde vivem; porém, necessitam de meios mais eficientes que os façam compreender a importância da mudança de hábitos e atitudes, para uma melhor qualidade de vida. Assim, os resultados deste estudo demonstram a relevância de se trabalhar a Educação Ambiental a partir da realidade escolar, iniciando pelos conceitos mais básicos de preservação, para que os jovens percebam a importância de pequenas atitudes na preservação ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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