dc.contributor.advisor | Canto-Dorow, Thais Scotti do | |
dc.creator | Garlet, Juliana | |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T13:57:27Z | |
dc.date.available | 2016-08-04T13:57:27Z | |
dc.date.issued | 2010-08 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1958 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Environmental education promotes media awareness and understanding of
the various factors that interact in time and space to model the environment. Define,
thus, values and motivations that lead to patterns of behavior to preserve and
improve the environment where we live. The study of environmental perception
becomes important to be able to understand the interrelationships between humans
and the environment that surrounds it. The aim of this study is to evaluate the
environmental perception of Candida Zasso elementary school students in Palma
Nova - RS. For the analysis, was used a questionnaire comprising 13 questions
about environment and education, with 12 multiple choice questions and one
discursive. Through the results, it was found that overall the series evaluated showed
good sense in most environmental issues, with small differences in perception
between the series. Students understand the need to preserve the environment, but
require more efficient means to make them understand the importance of changing
habits and attitudes for a better quality of life. Thus, the results of this study
demonstrate the importance to work with environmental education from the school,
starting with the most basic concepts of preservation, so that young people
understand the importance of small actions on environmental preservation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.title | Percepção ambiental de alunos de ensino fundamental no município de Nova Palma, RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental promove meios de percepção e compreensão dos
vários fatores que interagem no tempo e no espaço para modelar o meio ambiente.
Define, assim, valores e motivações que conduzem a padrões de comportamento de
preservação e melhoria do meio onde vivemos. O estudo da percepção ambiental
torna-se importante, para que seja possível a compreensão das interrelações entre o
homem e o ambiente que o cerca. O objetivo deste estudo é avaliar a percepção
ambiental de alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cândida Zasso, de
Nova Palma - RS. Para a análise, utilizou-se um questionário constituído por 13
questões sobre ambiente e educação, sendo 12 de múltipla escolha e uma
discursiva. Através dos resultados, constatou-se que, de maneira geral, as séries
avaliadas apresentaram boa percepção ambiental na maioria das questões, com
pequenas diferenças de percepção entre as séries. Os estudantes compreendem a
necessidade de preservarem o ambiente onde vivem; porém, necessitam de meios
mais eficientes que os façam compreender a importância da mudança de hábitos e
atitudes, para uma melhor qualidade de vida. Assim, os resultados deste estudo
demonstram a relevância de se trabalhar a Educação Ambiental a partir da realidade
escolar, iniciando pelos conceitos mais básicos de preservação, para que os jovens
percebam a importância de pequenas atitudes na preservação ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |