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dc.creatorRossato, Fernando
dc.date.accessioned2020-02-17T12:29:46Z
dc.date.available2020-02-17T12:29:46Z
dc.date.issued2019-09-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19594
dc.description.abstractA study of sensible (H) and latent (Le) heat fluxes between the ocean and the atmosphere, using measurements performed by micrometeorological towers aboard Brazilian research vessels in the South and Equatorial Atlantic Ocean, is presented. Data obtained from four cruises, performed in December 2012, July and October 2015 and between November 2017 and January 2018, were studied. The heat fluxes obtained from the Eddy Covariance (CV) methodology and the bulk parameterization were analyzed and compared. For the cruises performed in December 2012, July 2015 and October 2015, the largest differences in fluxes were observed associated with the passage of low pressure atmospheric systems, large differences between sea temperature and air temperature and strong winds. The greatest similarities between the flows were observed under the influence of the South Atlantic Subtropical High and light winds. For the cruise performed between November 2017 and January 2018, the largest discrepancy between the two methods was observed, compared to other cruises, especially for Le. It was also analyzed the micrometeorological behavior of the flow in each of the cruises, under different stability conditions. Anisotropic turbulence was identified in October 2015. This study presents for the first time Hockey Stick obtained from data collected on moving ships. In addition it was possible to observe the presence of submeso scale movements, with the highest number from November 2017 to January 2018. These movements can influence vertical flows, generating unpredictable and random contributions. The results demonstrate the importance of local ocean surface conditions and the large-scale synoptic conditions of the atmosphere, which influence the evolution of the marine atmospheric boundary layer and the heat transfer between the ocean and the atmosphere.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFluxos de calorpor
dc.subjectHockey Stickpor
dc.subjectCamada limite estávelpor
dc.subjectHeat fluxeseng
dc.subjectHockey Stickeng
dc.subjectStable boundary layereng
dc.titleCaracterísticas da camada limite atmosférica marinha em cruzeiros oceanográficos realizados no Atlântico Sul e Equatorialpor
dc.title.alternativeMarine atmospheric boundary layer characteristics on oceanographic cruises on the South and Equatorial Atlanticeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo dos fluxos de calor sensível (H) e latente (Le) entre o oceano e a atmosfera, utilizando medidas realizadas por torres micrometeorológicas a bordo de navios brasileiros de pesquisa no oceano Atlântico Sul e Equatorial. Os dados obtidos em quatro cruzeiros, realizados nos meses de dezembro de 2012, julho e outubro de 2015 e entre novembro de 2017 e janeiro de 2018, foram estudados. Os fluxos de calor obtidos a partir da metodologia da Covariância de Vórtices (CV) e da parametrização de bulk (bulk), foram analisados e comparados. Para os cruzeiros realizados em dezembro de 2012, julho e outubro de 2015, foram observados as maiores diferenças nos fluxos, associadas à passagem de sistemas atmosféricos de baixa pressão, grandes diferenças entre a temperatura do mar e a temperatura do ar e vento intensos. As menores diferenças entre os fluxos foram observadas sob a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul e regime de ventos fracos. Já para o cruzeiro realizado entre novembro de 2017 e janeiro de 2018 foram observadas as maiores discrepâncias entre os dois métodos quando comparado com os demais cruzeiros, principalmente para Le. Foi analisado também o comportamento micrometeorológico do escoamento em cada um dos cruzeiros, sob diferentes condições de estabilidade. Foi identificada a existência de uma turbulência anisotrópica em outubro de 2015. Este estudo apresenta pela primeira vez Hockey Stick obtidos através dos dados coletados em navios em movimento. Além disso foi possível observar a presença de movimentos da escala submeso, com maior numero de ocorrência no período de novembro de 2017 à janeiro de 2018. Estes movimentos podem influenciar os fluxos verticais, gerando contribuições imprevisíveis e aleatórias. Os resultados demonstram a importância das condições locais da superfície do oceano e das condições sinóticas de grande escala da atmosfera que influenciam a evolução da camada limite atmosférica marinha e a transferência de calor entre o oceano e a atmosfera.por
dc.contributor.advisor1Souza, Ronald Buss de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0537824080913130por
dc.contributor.referee1Acevedo, Otavio Costa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8696858608013659por
dc.contributor.referee2Martins, Luís Gustavo Nogueira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434914304135873por
dc.contributor.referee3Fisch, Gilberto
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0331228247415761por
dc.contributor.referee4Santos, Daniel Michelon dos
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471637961840087por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051788611749326por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMeteorologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Meteorologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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