dc.creator | Rossato, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T12:29:46Z | |
dc.date.available | 2020-02-17T12:29:46Z | |
dc.date.issued | 2019-09-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19594 | |
dc.description.abstract | A study of sensible (H) and latent (Le) heat fluxes between the ocean and the atmosphere,
using measurements performed by micrometeorological towers aboard Brazilian research
vessels in the South and Equatorial Atlantic Ocean, is presented. Data obtained from four
cruises, performed in December 2012, July and October 2015 and between November
2017 and January 2018, were studied. The heat fluxes obtained from the Eddy Covariance
(CV) methodology and the bulk parameterization were analyzed and compared. For the
cruises performed in December 2012, July 2015 and October 2015, the largest differences
in fluxes were observed associated with the passage of low pressure atmospheric systems,
large differences between sea temperature and air temperature and strong winds. The greatest
similarities between the flows were observed under the influence of the South Atlantic
Subtropical High and light winds. For the cruise performed between November 2017 and
January 2018, the largest discrepancy between the two methods was observed, compared
to other cruises, especially for Le. It was also analyzed the micrometeorological behavior
of the flow in each of the cruises, under different stability conditions. Anisotropic turbulence
was identified in October 2015. This study presents for the first time Hockey Stick obtained
from data collected on moving ships. In addition it was possible to observe the presence of
submeso scale movements, with the highest number from November 2017 to January 2018.
These movements can influence vertical flows, generating unpredictable and random contributions.
The results demonstrate the importance of local ocean surface conditions and
the large-scale synoptic conditions of the atmosphere, which influence the evolution of the
marine atmospheric boundary layer and the heat transfer between the ocean and the atmosphere. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fluxos de calor | por |
dc.subject | Hockey Stick | por |
dc.subject | Camada limite estável | por |
dc.subject | Heat fluxes | eng |
dc.subject | Hockey Stick | eng |
dc.subject | Stable boundary layer | eng |
dc.title | Características da camada limite atmosférica marinha em cruzeiros oceanográficos realizados no Atlântico Sul e Equatorial | por |
dc.title.alternative | Marine atmospheric boundary layer characteristics on oceanographic cruises on the South and Equatorial Atlantic | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo dos fluxos de calor sensível (H) e latente (Le) entre
o oceano e a atmosfera, utilizando medidas realizadas por torres micrometeorológicas a
bordo de navios brasileiros de pesquisa no oceano Atlântico Sul e Equatorial. Os dados
obtidos em quatro cruzeiros, realizados nos meses de dezembro de 2012, julho e outubro
de 2015 e entre novembro de 2017 e janeiro de 2018, foram estudados. Os fluxos de calor
obtidos a partir da metodologia da Covariância de Vórtices (CV) e da parametrização de
bulk (bulk), foram analisados e comparados. Para os cruzeiros realizados em dezembro de
2012, julho e outubro de 2015, foram observados as maiores diferenças nos fluxos, associadas
à passagem de sistemas atmosféricos de baixa pressão, grandes diferenças entre
a temperatura do mar e a temperatura do ar e vento intensos. As menores diferenças entre
os fluxos foram observadas sob a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul e regime de
ventos fracos. Já para o cruzeiro realizado entre novembro de 2017 e janeiro de 2018 foram
observadas as maiores discrepâncias entre os dois métodos quando comparado com
os demais cruzeiros, principalmente para Le. Foi analisado também o comportamento micrometeorológico
do escoamento em cada um dos cruzeiros, sob diferentes condições de
estabilidade. Foi identificada a existência de uma turbulência anisotrópica em outubro de
2015. Este estudo apresenta pela primeira vez Hockey Stick obtidos através dos dados
coletados em navios em movimento. Além disso foi possível observar a presença de movimentos
da escala submeso, com maior numero de ocorrência no período de novembro
de 2017 à janeiro de 2018. Estes movimentos podem influenciar os fluxos verticais, gerando
contribuições imprevisíveis e aleatórias. Os resultados demonstram a importância
das condições locais da superfície do oceano e das condições sinóticas de grande escala
da atmosfera que influenciam a evolução da camada limite atmosférica marinha e a transferência
de calor entre o oceano e a atmosfera. | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ronald Buss de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0537824080913130 | por |
dc.contributor.referee1 | Acevedo, Otavio Costa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8696858608013659 | por |
dc.contributor.referee2 | Martins, Luís Gustavo Nogueira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434914304135873 | por |
dc.contributor.referee3 | Fisch, Gilberto | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0331228247415761 | por |
dc.contributor.referee4 | Santos, Daniel Michelon dos | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5471637961840087 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8051788611749326 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Meteorologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Meteorologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |