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dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorBosa, Márcia Castoldi
dc.date.accessioned2014-04-28
dc.date.accessioned2014-04-28T14:52:34Z
dc.date.available2014-04-28T14:52:34Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/195
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis study examined the understanding of political pedagogical project by different segments of the school community and how this contributes to the management in a Barra Funda’s (RS) Municipal School. Were research collaborators: school principal, educational coordinator, school secretary, employees, teacher of final years and of the early years of the elementary school, parents and students. Through qualitative approach case study, the information obtained via questionnaire were codified by simple categorization, approaching the content analysis. Understanding the efforts for a democratic management, we have the PPP as emancipatory element that provides such management. Not all employees reveal understanding of the PPP and the management school. The results showed divergence in understanding these. This divergence occurs in some respects as the segment, but mostly denoting that effective participation in the school routine is essential for understanding the role of the institution itself. We emphasize the importance of participation by all segments of the school community also in construction of the PPP, which provides effective management in a democratic perspective. Despite not having the participation of all, understanding that this is necessary is revealed as an important issue in the process. Therefore, it can be concluded that the PPP undoubtedly contributes to management. However, if management desired characterized as democratic, the construction of PPP requires community participation in development in view of to understanding and commitment to its concretion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleCompreensões acerca do projeto político-pedagógico: contribuições para a gestão em uma escola municipal de Barra Funda (RS)por
dc.title.alternativeUnderstandings about political pedagogical project: contributions to the managemente in a Barra Funda’s (RS) municipal schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo analisou o entendimento acerca de Projeto Político-Pedagógico pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e como este contribui para a gestão em uma Escola Municipal de Barra Funda (RS). Foram colaboradores da pesquisa: diretora, coordenadora pedagógica, secretária da escola, funcionário, professores dos anos finais e dos anos iniciais, pais e alunos. Através da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, as informações obtidas via questionário foram sistematizadas por categorização simples, aproximando-se da análise de conteúdo. Compreendendo os esforços por uma gestão democrática, tem-se o PPP como elemento emancipatório que propicia tal gestão. Nem todos os colaboradores revelam entendimento acerca do PPP e da gestão de escola. Os resultados demonstraram divergência na compreensão acerca destes. Esta divergência se dá, em alguns aspectos conforme o segmento, mas principalmente denotando que a participação efetiva no cotidiano da escola é essencial para a compreensão do papel da instituição em si. Ressalta-se a importância da participação de todos os segmentos da comunidade escolar também na construção do PPP, o que proporciona a efetivação da gestão numa perspectiva democrática. Apesar de ainda não haver a participação de todos, o entendimento de que esta é necessária se revela como ponto importante no processo. Portanto, pode-se concluir que o PPP, sem dúvida, contribui para a gestão. No entanto, se a gestão almejada caracterizase como democrática, a construção do PPP requer a participação da comunidade na elaboração tendo em vista a compreensão e comprometimento para sua efetivação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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