Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCenci, Márcio Paulo
dc.creatorSilva, Saionara da
dc.date.accessioned2020-02-17T14:20:51Z
dc.date.available2020-02-17T14:20:51Z
dc.date.issued2015-12-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19600
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractCitizenship is part of the contents to be addressed in sociology discipline in high school, so, this study emphasized the following research problem: "How it looks and what the connection between sociology and citizenship education in the national curriculum guidelines?". Aiming to "identify how the teaching of sociology engaged in citizen training in high school," the study included a literature search for the explanation of the information that deal with the theme of civic education and the teaching of sociology. To this end, four points were addressed: Sociology: context and appearance; Citizenship and civic education; Sociology and Citizenship; and National Curriculum Standards. One result of the study reveals that the mention of the concept of citizenship is tied to prepare students to exercise citizenship as well as their integration into society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectFormação cidadãpor
dc.subjectParâmetros curriculares nacionais do ensino médiopor
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectCitizenship educationeng
dc.subjectNational curriculum standards of schooleng
dc.titleFormação cidadã e o ensino da sociologia: comparativo entre autorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoA cidadania faz parte dos conteúdos a serem abordados na disciplina de Sociologia no ensino médio, sendo assim, o presente estudo enfatizou o seguinte problema de pesquisa: “Como aparece e qual a conexão entre a sociologia e a formação cidadã nos parâmetros curriculares nacionais?”. Tendo como objetivo “identificar como o ensino da Sociologia atua na formação cidadã no âmbito do ensino médio”, o estudo contou com uma pesquisa bibliográfica para a explanação das informações que versam sobre o tema formação cidadã e o ensino da sociologia. Para tanto, foram abordados quatro pontos: Sociologia: contexto e surgimento; Cidadania e Formação cidadã; Sociologia e a Cidadania; e Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos resultados do estudo revela que a menção ao conceito de cidadania está atrelada à preparação dos alunos ao exercício da cidadania, bem como sua inserção na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto