dc.contributor.advisor | Cenci, Márcio Paulo | |
dc.creator | Silva, Saionara da | |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T14:20:51Z | |
dc.date.available | 2020-02-17T14:20:51Z | |
dc.date.issued | 2015-12-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19600 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Citizenship is part of the contents to be addressed in sociology discipline in high school, so, this study emphasized the following research problem: "How it looks and what the connection between sociology and citizenship education in the national curriculum guidelines?". Aiming to "identify how the teaching of sociology engaged in citizen training in high school," the study included a literature search for the explanation of the information that deal with the theme of civic education and the teaching of sociology. To this end, four points were addressed: Sociology: context and appearance; Citizenship and civic education; Sociology and Citizenship; and National Curriculum Standards. One result of the study reveals that the mention of the concept of citizenship is tied to prepare students to exercise citizenship as well as their integration into society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Formação cidadã | por |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio | por |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Citizenship education | eng |
dc.subject | National curriculum standards of school | eng |
dc.title | Formação cidadã e o ensino da sociologia: comparativo entre autores | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | A cidadania faz parte dos conteúdos a serem abordados na disciplina de Sociologia no ensino médio, sendo assim, o presente estudo enfatizou o seguinte problema de pesquisa: “Como aparece e qual a conexão entre a sociologia e a formação cidadã nos parâmetros curriculares nacionais?”. Tendo como objetivo “identificar como o ensino da Sociologia atua na formação cidadã no âmbito do ensino médio”, o estudo contou com uma pesquisa bibliográfica para a explanação das informações que versam sobre o tema formação cidadã e o ensino da sociologia. Para tanto, foram abordados quatro pontos: Sociologia: contexto e surgimento; Cidadania e Formação cidadã; Sociologia e a Cidadania; e Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos resultados do estudo revela que a menção ao conceito de cidadania está atrelada à preparação dos alunos ao exercício da cidadania, bem como sua inserção na sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |