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dc.contributor.advisorBrancher, Vantoir Roberto
dc.creatorGraff, Patrícia
dc.date.accessioned2016-08-05T12:57:15Z
dc.date.available2016-08-05T12:57:15Z
dc.date.issued2010-08-02
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1963
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present work is a monographic study, whose locus of research is in the path of two deaf students, included in a class of 1st grade of a public high school and referrals – by school – with their schooling. There is also the contemplation – or not –of their rights in the documents governing the school, to ensure the fulfillment of their needs according to legal prerogatives. As tools for the development of this research, one have been explored - especially - As tools for the development of this research have been explored - mostly - observations of everyday school life, by the use of semi-structured interviews - As tools for the development of this research have been explored - mostly - observations of everyday school life, with the advantage of semistructured interviews - along with three teachers who work in the classroom where deaf students are enrolled and education coordination - and document analysis – PPP of the school -, in accordance with national legislation that addresses the issue. At the end of the research was possible to see that the reality of the school already shows some indicatives of actions directed to deaf students, built over a year of collaborative work which involved regular education teachers, educational interpreter and coordinating education. However, one is aware that much remains to be done, towards the right conditions for teaching and learning and, therefore, stronger partnerships between the professionals who work front of deaf students and their colleagues have yet to be established and common goals / sets need to be constructed for us to approach those so called students and cover their uniqueness, with the aim of constructing meaningful learning for them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleInclusão de alunos surdos: a gestão das diferenças linguísticaspor
dc.title.alternativeInclusion of deaf students: management of linguistic differenceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho se constitui de um estudo monográfico, cujo lócus de pesquisa se encontra na trajetória de dois alunos surdos, incluídos em uma turma de 1º ano de uma escola de Ensino Médio e os encaminhamentos realizados – pela escola – junto a sua escolarização. Verifica-se, também, a contemplação – ou não – de seus direitos nos documentos que regem a vida escolar, a fim de garantir o atendimento de suas necessidades conforme prerrogativas legais. Como ferramentas para o desenvolvimento desta investigação, foram exploradas – principalmente – observações do cotidiano escolar, contando ainda com entrevistas semi-estruturadas – junto a três professores que atuam na turma em que os alunos surdos se encontram matriculados e coordenação pedagógica – e análise documental – do PPP da escola –, de acordo com a legislação nacional que contempla a temática. Ao final da pesquisa foi possível perceber que a realidade escolar estudada já apresenta alguns indicativos de ações voltadas aos alunos surdos, construídos ao longo de um ano de trabalho colaborativo entre professor do ensino regular, intérprete educacional e coordenação pedagógica. No entanto, tem-se consciência de que ainda há muito a ser feito, rumo às condições adequadas de ensino-aprendizagem e, para tanto, parcerias mais sólidas entre os profissionais que atuam frente aos alunos surdos e seus colegas, ainda precisam ser estabelecidas e objetivos comuns/conjuntos construídos, para que nos aproximemos deste ser chamado aluno, a fim de considerá-lo em toda a sua singularidade, com a finalidade de construir aprendizagens significativas para ele.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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