dc.contributor.advisor | Brittes, Letícia Ramalho | |
dc.creator | Magalhães, Rosilene da Costa | |
dc.date.accessioned | 2020-02-26T13:30:55Z | |
dc.date.available | 2020-02-26T13:30:55Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19658 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The participation of parents in school is critical to a child's learning. Parents can keep learning along with the school. Before the parents enroll their children, get to know the institution and preferably that is close to home to participate actively in the school life of their children. Both the school and the family must prepare the student for political awareness and citizenship. The school depends largely on what is done in families, so the partnership between the two is crucial. Recognizing this fact is that this research aimed to examine the partnership between family and school and their contribution to the learning process of children in school. This study is qualitative and was conducted in a public school of early childhood education, school is located in the city of Lajeado-RS. Data collection was performed by means of a structured interview and questionnaire with two (02) teachers who work, one in the nursery and the other in the D group (four years), with two (02) mothers of students in the school where two teachers collaborative work and the school principal. The results indicate that there are problems in the partnership between family and school, as there is lack of information and management organization that aware and that encourages family participation in school contact. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Parceria escola-família | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Partnership between family and school | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | A importância da família para a gestão escolar de sucesso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A participação dos pais na escola é fundamental para a aprendizagem da criança. Os pais podem acompanhar à aprendizagem juntamente com a escola. Antes dos pais matricularem seus filhos, buscar conhecer a instituição e de preferência, a que esteja próxima de casa para participar ativamente da vida escolar dos mesmos. Tanto a escola, como a família deve preparar o educando para a consciência política e para a cidadania. A escola depende em grande medida do que é feito nas famílias, por isso a parceria entre ambas é fundamental. Reconhecendo este fato é que esta pesquisa se propôs a analisar a parceria da família e da escola e sua contribuição para o processo de aprendizagem das crianças na escola. Este estudo tem caráter qualitativo e foi realizado em uma escola da rede pública de Educação Infantil, escola esta localizada na cidade de Lajeado-RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada e questionário com duas (02) professoras que atuam, uma no Berçário e a outra na turma D (4 anos), com duas (02) mães de alunos da escola onde as duas professoras colaboradoras trabalham e com a diretora da escola. Os resultados apontam que há problemas na parceria entre a família e a escola, pois há falta de informações e organização de gestão que conscientize e que favoreça a participação da família no contato escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |