Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrittes, Letícia Ramalho
dc.creatorMagalhães, Rosilene da Costa
dc.date.accessioned2020-02-26T13:30:55Z
dc.date.available2020-02-26T13:30:55Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19658
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe participation of parents in school is critical to a child's learning. Parents can keep learning along with the school. Before the parents enroll their children, get to know the institution and preferably that is close to home to participate actively in the school life of their children. Both the school and the family must prepare the student for political awareness and citizenship. The school depends largely on what is done in families, so the partnership between the two is crucial. Recognizing this fact is that this research aimed to examine the partnership between family and school and their contribution to the learning process of children in school. This study is qualitative and was conducted in a public school of early childhood education, school is located in the city of Lajeado-RS. Data collection was performed by means of a structured interview and questionnaire with two (02) teachers who work, one in the nursery and the other in the D group (four years), with two (02) mothers of students in the school where two teachers collaborative work and the school principal. The results indicate that there are problems in the partnership between family and school, as there is lack of information and management organization that aware and that encourages family participation in school contact.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectParceria escola-famíliapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPartnership between family and schooleng
dc.subjectLearningeng
dc.titleA importância da família para a gestão escolar de sucessopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA participação dos pais na escola é fundamental para a aprendizagem da criança. Os pais podem acompanhar à aprendizagem juntamente com a escola. Antes dos pais matricularem seus filhos, buscar conhecer a instituição e de preferência, a que esteja próxima de casa para participar ativamente da vida escolar dos mesmos. Tanto a escola, como a família deve preparar o educando para a consciência política e para a cidadania. A escola depende em grande medida do que é feito nas famílias, por isso a parceria entre ambas é fundamental. Reconhecendo este fato é que esta pesquisa se propôs a analisar a parceria da família e da escola e sua contribuição para o processo de aprendizagem das crianças na escola. Este estudo tem caráter qualitativo e foi realizado em uma escola da rede pública de Educação Infantil, escola esta localizada na cidade de Lajeado-RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada e questionário com duas (02) professoras que atuam, uma no Berçário e a outra na turma D (4 anos), com duas (02) mães de alunos da escola onde as duas professoras colaboradoras trabalham e com a diretora da escola. Os resultados apontam que há problemas na parceria entre a família e a escola, pois há falta de informações e organização de gestão que conscientize e que favoreça a participação da família no contato escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto