dc.contributor.advisor | Martins, Cleber Ori Cuti | |
dc.creator | Costa, Letícia da Graça Mossi | |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T14:34:26Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T14:34:26Z | |
dc.date.issued | 2016-03-02 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19665 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This article refers Sea inclusion of gay students in school, where the developed thematic lead to
reflect on whether what is working in schools leads to social inclusion, or sharpen somehow prejudice, bringing
rather than academic achievement, a discussion negative about the subject matter. The teaching of sociology in
high school helps inclusion of gay students in school? Sought to analyze how the reality in schools, the stimulus
used by teachers in their teaching methodology, the adventures found along the path, so you can keep a student
in aula.Como room to go to the inclusion, were in order equality, social justice, discipline, understanding the
school life of each student, because despite the school being a universe for everyone, each student lives in a
different world, with different cultures, religious and social beliefs that directly affect school performance and
the retention of students in school. It is at school that one can reflect, analyze and understand such social
standards and finding across studies and socialization, means to act in the face of different situations experienced
by people, providing opportunities to all involved in the educational process, social and political conditions in
order to constructing new perspectives and concrete actions, giving conditions so that even with all its
peculiarities, to experience inclusion with respect, dignity and social value. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Homossexualidade | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Homosexuality | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.subject | Society | eng |
dc.title | Inclusão social na escola | por |
dc.title.alternative | Social inclusion at school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo refere-seà inclusão de alunos homossexuais na escola, onde as temáticas desenvolvidas levam
a refletir se aquilo que é trabalhado na escola leva a inclusão social, ou aguçam de certa forma o preconceito,
trazendo ao invés de êxito escolar, uma discussão negativa sobre o assunto abordado. O ensino da Sociologia no
Ensino Médio auxilia na inclusão de alunos homossexuais na escola? Buscou analisar como é a realidade nas
escolas, o estímulo usado pelos professores na sua metodologia de ensino, as peripécias encontradas ao longo
da trajetória, para que se possa manter um aluno em sala de aula.Como proceder para que a inclusão, fosse no
sentido de igualdade, justiça social, de disciplina, de compreensão na vida escolar de cada aluno, pois apesar da
escola ser um universo para todos, cada aluno vive em um mundo diferente, com culturas, credos religiosos e
sociais que afetam diretamente no rendimento escolar e na permanência dos educandos na escola. É no
ambiente escolar que se pode refletir,analisar e compreender tais padrões sociais e encontrar através dos estudos e socializações, meios de agir diante das diferentes situações vivenciadas pelas pessoas, oportunizando a todos os
envolvidos no processo educativo, condições sociais e políticas a fim de construir novos posicionamentos e ações concretas, dando condições para que todos mesmo com suas particularidades, vivenciem a inclusão com respeito, dignidade e valorização social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |