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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorGonçalves, Eder Wolney da Roza
dc.date.accessioned2016-08-05T14:23:37Z
dc.date.available2016-08-05T14:23:37Z
dc.date.issued2011-12-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1966
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis Environmental Education monograph worked at two distinct times: at first it was tried the technical knowledge about environmental liabilities, and by searching unstructured situation of the Municipality on this issue. In the second phase sought to show how to implement an environmental education into the teaching of mathematics. To this, we dealt with a proposal of the National Curriculum Parameters (PCN's) and the National Policy on Environmental Education (Law No. 9795 of April 27, 1999, Brazil) to use environmental issues across the board with Mathematics, by a research project conducted by students from high school in a state school, addressing the subject of production, or not, of an environmental liability in industry, health and governance of the municipality. We intend to establish a link between the functions and algebra of Elementary Mathematics in an attempt to show the way for environmental education. With survey data on the environmental liabilities, were constructed graphs; tables and percentage relationships for a quantitative analysis and visualization of the behavior of the rate of production of waste and resources to solve this problem. Mathematics contextualizing with the environment is not only a way of stimulating classes, making them more interconnected and related to the local and global environmental context, but also as a way to study the environmental and ecological problems raising awareness for students use natural resources, this way building a model of education focus on social and environmental citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPassivo ambientalpor
dc.subjectProjeto de pesquisapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleEducação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambientalpor
dc.title.alternativeEnvironmental education in a high school as a tool for knowledge of environmental liabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia trabalhou a Educação Ambiental em dois momentos distintos: no primeiro momento buscou-se o conhecimento técnico sobre passivo ambiental e, através de uma pesquisa não estruturada a situação do município nesta questão. No segundo momento procurou-se mostrar uma forma de aplicação da Educação Ambiental dentro do ensino da Matemática. Para tanto, foi escolhida uma proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795 de 27/04/99) que utiliza a temática ambiental de forma transversal com a disciplina de Matemática. Isto se deu através da elaboração de um projeto de pesquisa, realizada por alunos do ensino médio da escola estadual de ensino médio Engenheiro Parobé, abordando o tema da produção, ou não, de um passivo ambiental na indústria, na saúde e na gestão pública do município. Assim, pretende-se estabelecer uma ligação entre as funções e a álgebra da Matemática Elementar numa tentativa de mostrar um caminho para a educação ambiental. Com levantamentos de dados sobre o passivo ambiental construíram-se gráficos, tabelas e relações percentuais para uma análise quantitativa e para visualização do comportamento da taxa de produção do lixo e dos recursos destinados a solução deste problema. A Matemática contextualizando com a temática ambiental é uma forma não só de dinamizar as aulas tornando-as mais interligadas e relacionadas com o contexto ambiental local e global, mas também como forma de estudar os problemas ambientais e ecológicos despertando a consciência discente para o uso racional dos recursos naturais, construindo assim um modelo de educação voltada à cidadania socioambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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