Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorElesbão, Ivo
dc.creatorAguirre, Aline
dc.date.accessioned2020-02-28T14:20:42Z
dc.date.available2020-02-28T14:20:42Z
dc.date.issued2015-12-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19673
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, 2016.por
dc.description.abstractThe school management issue has been part of several studies currently being the subject selected for this study, conducted with managers (directors) of the schools of public schools in the municipality of Marau - RS, aims to bring to discussion issue of training of school management and the importance of this training for the qualification of teaching in schools where they work. Developed through research with managers of local schools and literature review about the school management issue, we realize the importance of training and qualification of managers for the qualification of public schools. Knowing that there is no provision in law that managers need some special training to take on the function, the council could review the question of the choice of these managers as training so they have qualifications to assume the role, or the selected remain under the responsibility to seek this training so they assume the role of managers, or even the Secretary of Education to offer more courses and continuing education for managers (other than as are already offering). These formations were to assist in overcoming the difficulties presented by the managers and consequently the highest quality in the teaching of local schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestorpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectQualificaçãopor
dc.subjectManagereng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectQualificationeng
dc.titleFormação dos gestores e a gestão das escolas públicas: um recorte da realidade nas escolas municipais de Marau – RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Camargo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO tema gestão escolar tem feito parte de vários estudos atualmente, sendo que o assunto selecionado para o presente trabalho, realizado com os gestores (diretores) das escolas da rede municipal de ensino do município de Marau - RS, tem como objetivo trazer para discussão a questão da formação do gestor escolar e a importância desta formação para a qualificação do ensino nas escolas onde atuam. Desenvolvido através de pesquisa com gestores das escolas do município e com revisão bibliográfica acerca do tema gestão escolar, percebemos a importância da formação e da qualificação dos gestores para a qualificação das escolas públicas. Sabendo-se que não está previsto em Lei que os gestores precisem alguma formação específica para assumir a função, o município poderia rever a questão da escolha destes gestores quanto a formação, para que possuam qualificação ao assumir a função, ou que os selecionados fiquem sob a responsabilidade de buscar esta formação assim que assumirem a função de gestores, ou até mesmo que a Secretaria de educação ofereça mais cursos e formações continuadas para os gestores (além dos que já vêm ofertando). Estas formações viriam a auxiliar na superação das dificuldades apresentadas pelos gestores e, consequentemente, na maior qualidade no ensino das escolas do município.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto