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dc.creatorMachado, Henrique Moreira Fruh
dc.date.accessioned2020-02-28T21:05:40Z
dc.date.available2020-02-28T21:05:40Z
dc.date.issued2019-03-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19679
dc.description.abstractFossil fuels (gasoline and diesel) are largely used as primary energy source for mobility and stationary power generation. Meanwhile, their use has a negative impact on Greenhouse Gas (GHG) emission, and maintains the energy dependency of non-renewable and pollutant sources. In this context, biofuels (ethanol and biodiesel, for example) are feasible alternatives that provide benefits such as the natural resources preservation and GHG mitigation. In Brazil, ethanol (a blend of 94% ethanol and 6% water) is the main marketed biofuel, produced from sugarcane, because it has climate and technologies suitable for its cultivation. Distillation and dehydration are among the ethanol production steps, where the water is gradually removed from solution, increasing the final concentration of ethanol. Because of the physical conditions of the mixture, energy consumption for this production process increases drastically as long as more ethanol in water is deserved (above 80%). For this, ethanol production process become more onerous in comparison to the production of less noble ethanol-water mixtures, as 80% and 70% of ethanol. Therefore, based in this current disadvantage of the ethanol obtaining process, the present research explored the economic feasibility of more diluted ethanol-water mixtures, referred as super-hydrous ethanol, in order to reduce fuel production costs, improving its competitiveness in relation of fossil fuels, currently used for mobility and power generation. Through a bibliographical and documental research about the theme, data referred to super-hydrous ethanol production and transportation costs were analyzed. A survey was applied to ethanol experts, in order to rank the critical success factors in a viability of super-hydrous ethanol. Also, MCDA were used, specifically Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP), in order to evaluate the impact of higher water concentration in the super-hydrous ethanol chain, especially about the logistics in Brazilian territory. Using this MCDA, uncertainness is reduced about the analyzed criteria, hierarchizing them, in order to evaluate the viability of super-hydrous ethanol. As a result, it was concluded that technical and financial criteria were the most relevant to analyze the feasibility of super-hydrous ethanol.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEtanol super-hidratadopor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectGeração de energiapor
dc.subjectFAHPpor
dc.subjectSuper-hydrous ethanoleng
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectEnergy generationeng
dc.titleEstudo de viabilidade econômica e socioambiental do etanol super-hidratado como combustível para mobilidade e geração de energiapor
dc.title.alternativeStudy of financial and socioenvironmental feasibility of super-hydrous ethanol as mobility and energy generator fueleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCombustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, são largamente empregados como fonte primária de energia para a mobilidade e geração estacionária de energia elétrica. Tal utilização, entretanto, tem impacto negativo nas emissões de gases de efeito estufa (Greenhouse Gases – GHG), além de manter a dependência energética sobre fontes não renováveis e poluentes. Nesse contexto, os biocombustíveis, como etanol e biodiesel, são alternativas viáveis, tendo como benefícios a preservação dos recursos naturais e mitigação dos GHG. No Brasil, o principal biocombustível comercializado é o etanol (94% álcool etílico e 6% de água), produzido a partir da cana-de-açúcar, dado o clima e tecnologias adequadas ao seu cultivo. Dentre as etapas de produção do etanol combustível estão a destilação e a desidratação, em que a água é gradativamente removida da solução, de modo a se aumentar a concentração final de etanol. Em função das condições físicas da mistura, o consumo energético deste processo produtivo aumenta drasticamente a medida em que se almeja maiores concentrações de etanol em água, particularmente acima de 80%. Isso torna o processo produtivo do etanol combustível mais oneroso em comparação a produção de misturas etanol-água menos nobres, como aquelas com 70% e 80% de etanol. Portanto, com base nessa atual desvantagem do processo de obtenção do etanol combustível, a presente pesquisa explora os fatores que interferem na utilização de misturas etanol-água mais diluídas, aqui referido como etanol super-hidratado, de modo a se reduzir os custos de produção do combustível e torná-lo mais competitivo em relação aos combustíveis fósseis atualmente empregados na mobilidade e geração de energia. Através de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo sobre o assunto, são analisados dados referentes aos custos de produção e transporte do etanol super-hidratado. Foi aplicado também questionário com especialistas a fim de melhor elencar os fatores críticos de sucesso na viabilidade do etanol super-hidratado. Ainda, são utilizados elementos da abordagem multicritério Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP) para apoio a decisão, a fim de se avaliar os critérios que interferem na produção, comercialização e distribuição do etanol super-hidratado como combustível. Ao utilizar este método multicritério, reduz-se a incerteza sobre os critérios analisados, buscando hierarquiza-los, para melhor avaliar a viabilidade do etanol super-hidratado. Como resultado, chegou-se à conclusão de que os critérios técnico e financeiro são os mais relevantes em uma análise de viabilidade do etanol super-hidratado como combustível.por
dc.contributor.advisor1Dalla Nora, Macklini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9287411920265033por
dc.contributor.advisor-co1Padillo, Alejandro Ruiz
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2242380948719423por
dc.contributor.referee1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.contributor.referee2Guimaraes, Gil Eduardo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142709905105377por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7878742917988799por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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