dc.creator | Matos, Xênia Amaral | |
dc.date.accessioned | 2020-03-02T12:47:02Z | |
dc.date.available | 2020-03-02T12:47:02Z | |
dc.date.issued | 2019-12-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19684 | |
dc.description.abstract | The current study analyzes the depiction of Gothic elements within Eça de Queirós’ novels O crime do Padre Amaro (1875), O primo Basílio (1878), and Os Maias (1888). In the aforementioned novels, which belong to Queirós’ realistic-naturalistic literary productions, such characteristics are analyzed based on the idea of gothic topoi, which is a term adopted in this research, for the gothic conventional elements are found in the narratives as generalized and repeated ideas (CURTIUS, 2003) inherent in the realistic aesthetics. To do so, firstly it is presented how the ecian critics dealt with that subject matter, secondly, it is provided some reflections upon the concept of gothic, and finally, it is examined the understanding of topoi. In this sense, the research seeks to study how the gothic topoi pervades the composition of plots, settings, and characters in those narratives, unfolding how these three narratives benefit from their association to gothic conventions. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Eça de Queirós | por |
dc.subject | Romance | por |
dc.subject | Gótico | por |
dc.subject | Novel | eng |
dc.subject | Gothic | eng |
dc.title | O Gótico em Eça de Queirós | por |
dc.title.alternative | Gothic portrayal in Eça de Queirós | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o gótico se faz presente nas narrativas de Eça de Queirós, especificamente nos romances O crime do Padre Amaro (1875), O primo Basílio (1878) e Os Maias (1888). Nos mencionados romances realista-naturalista da prosa queirosiana, essa nuance é interpretada através do que aqui foi intitulado de topoi gótico, pois os elementos convencionais dessa tradição encontram-se como ideias generalizadas e repetidas (CURTIUS, 2013) integradas à estética realista. Para isso, num primeiro momento é retomado como a crítica eciana tratou previamente o assunto, algumas considerações sobre o gótico e o conceito de topoi. Posteriormente, estuda-se como a tópica gótica desdobra-se principalmente na composição dos enredos, dos espaços e das personagens, demonstrando como as três narrativas ecianas beneficiam-se desse diálogo com o gótico. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Raquel Trentin | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8414562554311704 | por |
dc.contributor.referee1 | Camargo, Luciana Moura Colucci de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9166058226110551 | por |
dc.contributor.referee2 | Nery, Antonio Augusto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8807413340607401 | por |
dc.contributor.referee3 | Werlang, Gérson Luís | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0962194447635657 | por |
dc.contributor.referee4 | Felippe, Renata Farias de | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5454806173934935 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7305441669506969 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |