Mostrar registro simples

dc.creatorMatos, Xênia Amaral
dc.date.accessioned2020-03-02T12:47:02Z
dc.date.available2020-03-02T12:47:02Z
dc.date.issued2019-12-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19684
dc.description.abstractThe current study analyzes the depiction of Gothic elements within Eça de Queirós’ novels O crime do Padre Amaro (1875), O primo Basílio (1878), and Os Maias (1888). In the aforementioned novels, which belong to Queirós’ realistic-naturalistic literary productions, such characteristics are analyzed based on the idea of gothic topoi, which is a term adopted in this research, for the gothic conventional elements are found in the narratives as generalized and repeated ideas (CURTIUS, 2003) inherent in the realistic aesthetics. To do so, firstly it is presented how the ecian critics dealt with that subject matter, secondly, it is provided some reflections upon the concept of gothic, and finally, it is examined the understanding of topoi. In this sense, the research seeks to study how the gothic topoi pervades the composition of plots, settings, and characters in those narratives, unfolding how these three narratives benefit from their association to gothic conventions. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEça de Queiróspor
dc.subjectRomancepor
dc.subjectGóticopor
dc.subjectNoveleng
dc.subjectGothiceng
dc.titleO Gótico em Eça de Queiróspor
dc.title.alternativeGothic portrayal in Eça de Queiróseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente estudo tem como principal objetivo analisar como o gótico se faz presente nas narrativas de Eça de Queirós, especificamente nos romances O crime do Padre Amaro (1875), O primo Basílio (1878) e Os Maias (1888). Nos mencionados romances realista-naturalista da prosa queirosiana, essa nuance é interpretada através do que aqui foi intitulado de topoi gótico, pois os elementos convencionais dessa tradição encontram-se como ideias generalizadas e repetidas (CURTIUS, 2013) integradas à estética realista. Para isso, num primeiro momento é retomado como a crítica eciana tratou previamente o assunto, algumas considerações sobre o gótico e o conceito de topoi. Posteriormente, estuda-se como a tópica gótica desdobra-se principalmente na composição dos enredos, dos espaços e das personagens, demonstrando como as três narrativas ecianas beneficiam-se desse diálogo com o gótico. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Raquel Trentin
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8414562554311704por
dc.contributor.referee1Camargo, Luciana Moura Colucci de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9166058226110551por
dc.contributor.referee2Nery, Antonio Augusto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807413340607401por
dc.contributor.referee3Werlang, Gérson Luís
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0962194447635657por
dc.contributor.referee4Felippe, Renata Farias de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454806173934935por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305441669506969por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International