dc.contributor.advisor | Scherer, Flavia Luciane | |
dc.creator | Antunes, Vânia Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T12:41:39Z | |
dc.date.available | 2020-03-05T12:41:39Z | |
dc.date.issued | 2016-01-21 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19734 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2016. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão pública | por |
dc.subject | Turismo ferroviário | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Bens ferroviários | por |
dc.title | Contribuições e entraves do grupo de trabalho interministerial ferroviário: trens do Brasil para gestão responsável do patrimônio ferroviário brasileiro | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Faxinal do Soturno, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho aqui apresentado objetivou analisar as possíveis contribuições do Grupo de Trabalho Interministerial - TRENS DO BRASIL para a gestão eficiente e responsável do patrimônio ferroviário brasileiro. Por meio de uma pesquisa exploratória, inicialmente, descreveu-se a realidade da gestão do patrimônio ferroviário federal e a proposta do Grupo de Turismo Ferroviário Trens do Brasil. Em seguida foram revisitados os fundamentos que dão apoio à proposta de análise da gestão do patrimônio público e as políticas públicas correlatas. Posteriormente foram entrevistados os participantes do Grupo de Turismo Ferroviário com vistas a identificar as contribuições e os principais entraves relacionados às ações do grupo de trabalho. Por fim, foi realizada a análise dos resultados, inter-relacionando a pesquisa empírica com a documentação estudada. Foram relacionados os entraves da gestão do patrimônio ferroviário, identificando as problemáticas de um modelo de administração pública calcado em um modelo burocrático, bem como as fragilidades da proposta do Grupo de Trabalho como elemento de política pública de preservação do patrimônio ferroviário brasileiro. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |