dc.contributor.advisor | Estivalete, Vania de Fátima Barros | |
dc.creator | Finamor, Plinio Bitencourt | |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T13:24:24Z | |
dc.date.available | 2020-03-05T13:24:24Z | |
dc.date.issued | 2016-01-06 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19736 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This article aims to present a study on a practice repeatedly observed in the majority of
municipalities, which is the conduct of some commercial property owners and their intended
parking for exclusive use of their customers on public sidewalks and pathways, favoring the
customers of these establishments at the expense of pedestrian citizens, causing thus the
deviation from the natural destination of driveways and sidewalks that were supposed to be
free for the pedestrian traffic, damaging the citizen walking on foot, impairing their right to go
and come, mainly for the disabled, elderly and children. Through a bibliographical research, it
was searched as if of the o improper use of the public spaces, the privative spaces in sidewalk
and strolls of common place that make it difficult the free locomotion of the pedestrians,
inquiring as the legislation in national level and local of some cities it foresees the correct
occupation of the space for the pedestrians. The public space of the cities was urgently
concluded that necessary to be thought, not only for the transit of vehicles and yes for public
interest, in rational way, aiming at the interest of all, drivers and pedestrians. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ruas | por |
dc.subject | Calçadas | por |
dc.subject | Estacionamento | por |
dc.subject | Interesse público | por |
dc.subject | Streets | eng |
dc.subject | Sidewalks | eng |
dc.subject | Parking | eng |
dc.subject | Public interest | eng |
dc.title | O uso indevido dos espaços públicos: estacionamentos privativos em calçadas e passeios de uso comum | por |
dc.title.alternative | The misuse of public spaces: private parking on sidewalks and commonly used rides | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Faxinal do Soturno, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre uma prática recorrentemente
observada em grande parte dos municípios brasileiros, que é a conduta de alguns proprietários
de imóveis comerciais destinarem estacionamentos para uso exclusivos para seus clientes em
calçadas e vias públicas, privilegiando-os em detrimento do cidadão pedestre, ocasionando,
com isso, o desvio da destinação natural das calçadas e passeios para o livre trânsito de
pedestres, lesando o cidadão que anda a pé, prejudicando o seu direito de ir e vir,
principalmente os deficientes físicos, idosos e crianças. Através de uma pesquisa
bibliográfica, pesquisou-se como se dá o uso indevido dos espaços públicos, notadamente os
espaços privativos em calçadas e passeios de lugar comum que dificultam a livre locomoção
dos pedestres, averiguando como a legislação em nível nacional e local de algumas cidades
prevê a correta ocupação do espaço pelos pedestres. Concluiu-se que o espaço público das
cidades precisa ser urgentemente pensado, não somente para o trânsito de veículos e sim para
interesse público, de maneira racional, visando o interesse de todos, motoristas e pedestres. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |