Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Bruna Denardin da
dc.creatorMachado, Querli da Silva
dc.date.accessioned2020-03-06T12:48:59Z
dc.date.available2020-03-06T12:48:59Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19750
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the need an interdisciplinary education, involving contents related to the environment and NCPs. Environmental Education incorporates the socioeconomic, political, cultural and historical dimensions and it is considered that the educational process can contribute to overcoming the current framework of degradation of nature, it is necessary that the school as an institution is prepared to incorporate the theme coherently. In this study, the methodological option was a bibliographical research type, searching for information in various sources on the Internet and publications that refer to the researched and field topic, where a questionnaire was interviewed by teachers of the state and municipal network of the municipality of Santo Ângelo, RS. It was found that the majority of teachers are doing an awareness work with their students, but there is still a need for training courses that prepare teachers to diversify their classes, motivating to care about the environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectDegradaçãopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectDegradationeng
dc.subjectNatureeng
dc.titleParâmetros curriculares nacionais e o meio ambiente nas escolas de ensino fundamental em Santo Ângelo - RSpor
dc.title.alternativeNational curricular parameters and the environment in fundamental teaching schools in Santo Ângelo – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo analisar a necessidade de uma educação de caráter interdisciplinar envolvendo os conteúdos relacionados com o meio ambiente e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A Educação Ambiental incorpora as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica e considera-se, que o processo educativo pode contribuir para a superação do quadro atual de degradação da natureza, é necessário que a escola, enquanto instituição, esteja preparada para incorporar a temática ambiental de forma coerente. Neste estudo, a opção metodológica foi do tipo pesquisa bibliográfica, buscando informações em várias fontes na Internet e publicações que se referem ao tema pesquisado e de campo, onde se entrevistou, através de questionário, professores da rede estadual e municipal do município de Santo Ângelo, RS. Constatou-se que os professores, na sua maioria, estão fazendo um trabalho de conscientização junto aos seus alunos, mas ainda existe necessidade de cursos de formação que preparem os professores para diversificar suas aulas, motivando para o cuidado com o meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto