dc.contributor.advisor | Silveira, Bruna Denardin da | |
dc.creator | Machado, Querli da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-03-06T12:48:59Z | |
dc.date.available | 2020-03-06T12:48:59Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19750 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the need an interdisciplinary education, involving contents related to the environment and NCPs. Environmental Education incorporates the socioeconomic, political, cultural and historical dimensions and it is considered that the educational process can contribute to overcoming the current framework of degradation of nature, it is necessary that the school as an institution is prepared to incorporate the theme coherently. In this study, the methodological option was a bibliographical research type, searching for information in various sources on the Internet and publications that refer to the researched and field topic, where a questionnaire was interviewed by teachers of the state and municipal network of the municipality of Santo Ângelo, RS. It was found that the majority of teachers are doing an awareness work with their students, but there is still a need for training courses that prepare teachers to diversify their classes, motivating to care about the environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Degradação | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Degradation | eng |
dc.subject | Nature | eng |
dc.title | Parâmetros curriculares nacionais e o meio ambiente nas escolas de ensino fundamental em Santo Ângelo - RS | por |
dc.title.alternative | National curricular parameters and the environment in fundamental teaching schools in Santo Ângelo – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho teve como objetivo analisar a necessidade de uma educação de caráter interdisciplinar envolvendo os conteúdos relacionados com o meio ambiente e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A Educação Ambiental incorpora as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica e considera-se, que o processo educativo pode contribuir para a superação do quadro atual de degradação da natureza, é necessário que a escola, enquanto instituição, esteja preparada para incorporar a temática ambiental de forma coerente. Neste estudo, a opção metodológica foi do tipo pesquisa bibliográfica, buscando informações em várias fontes na Internet e publicações que se referem ao tema pesquisado e de campo, onde se entrevistou, através de questionário, professores da rede estadual e municipal do município de Santo Ângelo, RS. Constatou-se que os professores, na sua maioria, estão fazendo um trabalho de conscientização junto aos seus alunos, mas ainda existe necessidade de cursos de formação que preparem os professores para diversificar suas aulas, motivando para o cuidado com o meio ambiente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |