Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.creatorJacques, Aline de Moura
dc.date.accessioned2020-03-06T13:47:38Z
dc.date.available2020-03-06T13:47:38Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19752
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractConsidering that health promotion provides an increase of knowledge and skills in the population. Thus, it is believed that the main problem found within the public health environment is the disinformation of the population regarding the concepts, mode of transmission and prophylaxis of zoonoses, toxoplasmosis and leptospirosis. Aiming to provide adequate knowledge to the high school students (regular and EJA) of the "Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari", in the city of São Pedro do Sul, RS, with the purpose of improving the quality of life of this students and of your community. Therefore, 73 questionnaires, called pre-tests, and 50 questionnaires, called post-test, were applied after the concepts were developed. Also, folders were provided regarding the topics addressed as educational information. Thus, it was observed that the main results showed that the contents related to the concept of zoonosis, transmission and prevention of toxoplasmosis and leptospirosis were fixed. For, before the lecture 32.8% of the students knew the concept of zoonoses and after, this percentage passed to 76%. There was an increase in the students' knowledge about the concepts presented on Toxoplasmosis and Leptospirosis, where before the lecture the percentage was 35.6 and 53.4% and after the presentation was 82 and 72%, respectively. This allows us to conclude that lectures and educational information for students were tools that can be used as a form of education and prevention of diseases.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPesquisa participantepor
dc.subjectZoonosepor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectParticipant researcheng
dc.subjectZoonosiseng
dc.titlePercepção sobre o conhecimento de zoonoses de maior prevalência em dois municípios da região centro do RSpor
dc.title.alternativePerception on the knowledge of zoonoses of greater prevalence in two cities of the region center of RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana da Boa Vista, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando que a promoção de saúde fornece uma ampliação de conhecimentos e habilidades na população. Dessa forma, acredita-se que o principal problema encontrado dentro do ambiente de saúde pública é a desinformação da população a respeito dos conceitos, modo de transmissão e profilaxia das zoonoses, toxoplasmose e leptospirose. Objetivando-se proporcionar conhecimento adequado aos alunos do ensino médio (regular e EJA) da escola “Estadual de Educação Básica Tito Ferrari”, no município de São Pedro do Sul – RS, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida deste alunos e de sua comunidade. Para tanto, procede-se à aplicação de 73 questionários antes, denominados pré-teste, e 50 questionários, chamados pós-teste, após o desenvolvimento dos conceitos. E também, foram fornecidos folders a respeito dos temas abordados como informativo educativo. Deste modo, observa-se que os principais resultados demonstraram que os conteúdos relativos ao conceito de zoonose, transmissão e prevenção da toxoplasmose e leptospirose foram fixados. Pois, antes da palestra 32,8% dos alunos conheciam o conceito de zoonoses e após, esse percentual passou para 76%. Houve um aumento no conhecimento dos alunos a respeito dos conceitos apresentados sobre a Toxoplasmose e Leptospirose, onde antes da palestra o percentual era de 35,6 e 53,4% e após a apresentação foi de 82 e 72%, respectivamente. O que permite concluir que palestras e informativos educativos para os alunos foram ferramentas que podem ser utilizadas como forma de educação e prevenção de doenças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto