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dc.contributor.advisorTrevisan, Mario Luiz
dc.creatorGonçalves, Alene Cenira
dc.date.accessioned2020-03-06T14:45:35Z
dc.date.available2020-03-06T14:45:35Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19756
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work represents an analysis done at the Social Assistance Reference Center (CRAS) of Sobradinho, RS. This document discusses the possibilities of inserting the use of didactic resources, through the reuse of solid waste (scrap). As an enrichment of the pedagogical practice with which it can consequently favor teaching and learning of the children involved in the project in a more meaningful way. There is also a projected education for the care of the environment, since from the beginning of childhood, teaching the child to care for and valuing the environment will become, in the future, a more responsible / determined citizen. care for and preserve the environment that sustains it. In its entirety it is an environmental reeducation project. The project also aims at sensitizing the students of CRAS, Sobradinho, RS, about the environmental problems, their causes and effects caused by the incorrect disposal of these in nature. Teaching to reuse as raw material to make new objects by inserting them in daily education, through playful learning games. Also, promote integration and self-discipline when encountering such waste, knowing where to dispose of it, thereby avoiding the spread of garbage within the physical space in the institution, or even in the society in which it lives. A preventive education awakening to new attitudes of appreciation understanding about the importance of its transformation in the environment in which it lives. Another important item still talks about the need for teachers committed to this end that is to educate for Environmental Education (EA) in schools also being a disseminator of this idea and in addition still contribute in a playful way to a more pleasurable learning and teaching the basic principles that are to reduce, reuse, and recycle R's of Environmental Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResíduospor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectMateriais lúdicospor
dc.subjectPreservação do meio ambientepor
dc.subjectWasteeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectRecyclingeng
dc.subjectPlayful materialseng
dc.subjectPreservation of the environmenteng
dc.titleAções de educação ambiental no CRAS, Sobradinho, RS utilizando jogos confeccionados com material reciclávelpor
dc.title.alternativeSolid waste recovery as a tool in the environmental education at the Reference Centre of Social Assistance (CRAS), Sobradinho, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho representa uma análise feita no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Sobradinho, RS. Este documento fala das possibilidades da inserção do uso dos recursos didáticos, através da reutilização de resíduos sólidos (sucata). Como elementos de enriquecimento da prática pedagógica com os quais possa, consequentemente, favorecer o ensino e a aprendizagem das crianças envolvidas no projeto de forma mais significativa. Trás consigo também, uma educação projetada para o cuidado com o Meio Ambiente tendo em vista que, se desde os primórdios da infância, ensinar a criança para o cuidado e valorização do meio ambiente, no futuro se tornará um cidadão mais responsável/determinado a cuidar e preservar o meio que o sustenta. Na íntegra é um projeto de reeducação ambiental. O projeto trás também como pressuposto sensibilizar os alunos do CRAS de Sobradinho, RS, sobre os problemas ambientais, suas causas e efeitos causados, pelo descarte incorreto destes resíduos na natureza. Ensinar a reutilizar como matéria prima para confecção de novos objetos inserindo-os na educação cotidiana, através de jogos lúdicos de aprendizagem. Além disso, ainda, promover a integração e a autodisciplina ao se deparar com tais resíduos, sabendo assim, onde deverá os descartar, evitando com isso a propagação de lixo dentro do espaço físico na instituição ou mesmo na sociedade em que vive. Uma educação preventiva despertando para novas atitudes de valorização compreensão sobre a importância de sua transformação frente ao meio em que vive. Outro item importante ainda fala sobre a necessidade de professores comprometidos para este fim, que é o de educar para Educação Ambiental (EA) nas escolas e, consequentemente, sendo um disseminador desta ideia. Além disso, ainda, contribuir de forma lúdica para uma aprendizagem mais prazerosa, aprendendo e ensinando os princípios básicos que são reduzir, reutilizar, reciclar, ou seja, os três R’s da Educação Ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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