Portal de projetos da UFSM: percepção dos usuários e proposição de melhorias
Resumo
A pesquisa tem por objetivo identificar qual o nível de satisfação dos usuários do portal de projetos da UFSM e realizar proposições de melhoria no sistema. O procedimento de coleta de dados foi desenvolvido em duas etapas: a primeira parte, a qualitativa, foi realizada através de entrevista. Na segunda parte, a quantitativa, aplicou-se uma survey. A coleta de dados da primeira etapa envolveu a aplicação de doze entrevistas para os usuários do portal de projetos. Optou-se por uma entrevista estruturada, composta de 45 perguntas e divididas em sete blocos. Para a pesquisa survey aplicou-se um questionário estruturado com 68 questões fechadas subdivididas em quatro blocos. Para os dois primeiros blocos utilizou-se uma escala tipo likert de cinco pontos contemplando 47 questões adaptadas de Doll e Torkzadeh, 1988, Goodhue e Thompson, 1995, Venkatesh et al., 2003, Klopping e McKinney 2004, e Pereira et al., 2011, que visam avaliar a satisfação dos usuários do Portal. O terceiro bloco é composto por 10 questões que analisam a utilização do portal de projetos. Por fim, o último bloco com 11 questões de perfil. Essa estrutura antes de sua aplicação, foi submetida a avaliação de especialistas e ao pré-teste. O procedimento de análise de dados envolveu três etapas: na primeira parte, a qualitativa, foi realizada a análise de conteúdo. Já na segunda parte, a quantitativa, foram aplicadas quatro técnicas de análise: análise descritiva, análise fatorial exploratória, Teste t e ANOVA com Post Hoc. A última etapa consistiu na triangulação de dados. Os resultados indicam, na perspectiva dos entrevistados, que houve uma certa resistência na utilização da plataforma após a mudança do SIE para o Portal de Projetos, em virtude, principalmente, de falhas no processo de implementação como a falta de capacitação dos usuários, ausência de um processo de sensibilização e divulgação e ausência de um período de testes e transição. A maioria dos entrevistados percebe dificuldades nas questões financeiras dos projetos, sendo elas: o plano de trabalho, orçamento, indicadores, metas e fases. Na parte quantitativa, os resultados indicam que a maioria não apresentou dificuldades de interação com o portal de projetos, alegaram serem capazes de utilizar o sistema, consideram útil nas suas atividades profissionais, que o mesmo possibilita a realização de tarefas mais rapidamente do que quando eram realizadas no SIE, que melhorou o processo de cadastro de projetos em relação ao SIE, e que apresenta um nível de detalhamento suficiente para suas necessidades. No entanto, ainda relatam terem alguma dificuldade para o registro de projetos e não consideram obvio e fácil encontrar as informações. Assim, percebe-se que, no geral, os itens com maior dificuldade destacados pelos participantes são as questões referentes ao orçamento, metas, indicadores. Dessa forma, destaca-se a necessidade de algumas melhorias para tornar a plataforma mais intuitiva, desenvolver um tutorial com informações detalhadas sobre o preenchimento dos dados financeiros, principalmente, fases, metas e indicadores e realizar treinamentos e capacitação aos usuários. Logo, cabe a instituição buscar melhorar o sistema para torná-lo mais simples nestes quesitos e desenvolver atividades que capacitem os servidores a fim de buscar minimizar essas deficiências.
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