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dc.contributor.advisorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.creatorSantos, Tatiane dos
dc.date.accessioned2020-03-09T14:29:18Z
dc.date.available2020-03-09T14:29:18Z
dc.date.issued2018-11-09
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19774
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work presents a study about the importance of Environmental education for the promotion of Sustainable Rural Development through the use of agroecological techniques that are less aggressive to the natural environment. The valuation of natural resources and ecological relations that take place in the environment is fundamental for the realization of sustainable rural development. To carry out the present research, a Participatory Rural Diagnosis was carried out with 35 family farmers from the municipality of Ametista do Sul, where they were questioned about the social, environmental and financial aspects of their properties and productive activities. The perception of the family farmers about their relation with the environment was fundamental for later planning and organization of a meeting between the family farmers with participation of the team of the municipal office of Emater, where the objective of the event was to approach the limiting topics of the process of the use of agroecological techniques by families, seeking to encourage and strengthen the use of sustainable techniques in rural areas. In this sense, environmental education is an important tool in the participatory process, in the construction of social values, where farmers have the opportunity to become more aware of their relationship with the natural environment. Sustainable rural development can be achieved in rural areas through the use of less aggressive production techniques. In the present study, we highlight agroecology as one of the alternatives that goes beyond the way production is carried out and addresses the importance of the whole process of establishment of activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento rural sustentávelpor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSustainable rural developmenteng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.titleA educação ambiental como ferramenta para a promoção do desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiarpor
dc.title.alternativeEnvironmental education as a tool for promotion sustainable rural development in family agricultureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre a importância da educação Ambiental para a promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio da utilização de técnicas agroecológicas que são menos agressivas ao ambiente natural. A valorização dos recursos naturais e das relações ecológicas que acontecem no ambiente é fundamental para a efetivação do desenvolvimento rural sustentável. Para a realização da presente pesquisa foi realizado um Diagnóstico Rural Participativo com 35 agricultores familiares do município de Ametista do Sul/RS, os quais foram questionados sobre aspectos sociais, ambientais e financeiros de suas propriedades e atividades produtivas. A percepção dos agricultores familiares sobre sua relação com o meio ambiente foi fundamental para posterior planejamento e organização de um encontro entre os agricultores e a equipe do escritório municipal da Emater, onde o objetivo do evento foi abordar os temas limitantes do processo da utilização de técnicas agroecológicas pelas famílias, buscando incentivar e fortalecer o uso de técnicas sustentáveis no meio rural. Nesse sentido a educação ambiental se configura como importante ferramenta no processo participativo, da construção de valores sociais, onde os agricultores tem a oportunidade de sensibilizar-se ainda mais quanto a importante relação com o ambiente natural. O desenvolvimento rural sustentável pode ser alcançado no meio rural por meio da utilização de técnicas de produção menos agressivas, destaca-se na presente pesquisa a agroecologia como uma das alternativas, que vai além da forma como a produção é realiza e aborda a importância de todo o processo de estabelecimento das atividades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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