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dc.creatorMalheiro, Fabiano Domingues
dc.date.accessioned2020-03-09T18:16:22Z
dc.date.available2020-03-09T18:16:22Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19779
dc.description.abstractThis study sought to provide an alternative for evaluating library services, especially for public universities. Taking into account the opinion of users, we sought to emphasize their satisfaction with the services provided. To collect the data, an adaptation of the libqual method that is still little explored in Brazil was used. It is well known that the longevity of a public institution depends greatly on the importance it attaches to its services. With an increasingly demanding user community, there is a need to investigate perceptions about the services offered in any environment. In this work, a case study was conducted in the libraries of a public university. Given the absence of an internal evaluation system regarding the services offered by the libraries of the Federal University of Pelotas Library System (Sisbi / UFPel), which includes its users in the focus of the discussion, this study aimed to evaluate satisfaction. through an online questionnaire. Based on the results of this research, statistical techniques were employed to assess the reliability of the information collected. As main results found it was possible to verify which are the most used services, profile of the public that frequents the library, the services with the highest level of satisfaction and also the ones with the lowest levels. It was found that the affective value research dimension was the dimension that obtained the best evaluation scores. Finally, improvements to the University Library System have been suggested and further research is proposed applying the same evaluation system for future comparisons and advances.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSatisfação de usuáriospor
dc.subjectLibqualpor
dc.subjectAvaliação de bibliotecaspor
dc.subjectUser satisfactioneng
dc.subjectLibrary evaluationeng
dc.titleSatisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPELpor
dc.title.alternativeSatisfaction of users with respect to the services of libraries of UFPELeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsse estudo procurou trazer uma alternativa de avaliação dos serviços oferecidos em bibliotecas, principalmente para as universidades públicas. Levando em consideração a opinião dos usuários, procurou-se dar ênfase a sua satisfação em relação aos serviços prestados. Para coletar os dados, foi utilizada uma adaptação do método libqual que ainda é pouco explorado no Brasil. Sabe-se que a longevidade de uma instituição pública depende muito da importância que a mesma dá aos seus serviços. Com uma comunidade usuária cada dia mais exigente, surge a necessidade de se investigar as percepções acerca dos serviços oferecidos seja em quaisquer ambientes. Nesse trabalho, foi realizado um estudo de caso nas bibliotecas de uma universidade pública. Visto a ausência de uma sistemática de avaliação interna em relação aos serviços oferecidos pelas bibliotecas do Sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (Sisbi/UFPel), que inclua seus usuários no foco da discussão, buscou-se por meio desse estudo avaliar a satisfação dos mesmos por meio de um questionário on-line. Com base nos resultados dessa pesquisa, foram empregadas técnicas estatísticas para aferir a confiabilidade das informações coletadas. Como principais resultados encontrados foi possível verificar quais são os serviços mais utilizados, perfil do público que frequenta as bibliotecas, os serviços com maior nível de satisfação e também os com menores níveis. Descobriu-se que a dimensão da pesquisa valor afetivo foi a dimensão que obteve melhores scores de avaliação. Por fim, foram sugeridas melhorias no Sistema de Bibliotecas dessa Universidade e propõe-se novas pesquisas aplicando a mesma sistemática de avaliação para comparações e avanços futuros.por
dc.contributor.advisor1Pedrazzi, Fernanda Kieling
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6947598132405137por
dc.contributor.referee1Constante, Sônia Elisabete
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4717146541703732por
dc.contributor.referee2Miranda, Angélica Conceição Dias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2480208555392243por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5066723372033087por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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