dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Goelzer, Juliana | |
dc.date.accessioned | 2016-08-08T13:34:09Z | |
dc.date.available | 2016-08-08T13:34:09Z | |
dc.date.issued | 2012-07-05 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1977 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper is based on reflections and discussions over previous research on the relationships of affection and dialogical; we have seen how these permeate and influence the entire educational work of the classroom to the school in its wider context. Based on this idea, this study sought to find in a public and rural school of Candelaria, RS, how important teacher, employee, parents and students assign to interpersonal relationships, especially with affection and dialogical in its management process school. The research is grounded primarily in the writings of Sander, Lück and Ferreira to discuss democratic school management, and Freire, Arroyo and Maturana to base on affectivity and dialogical. The research is qualitative characteristics and case study. Data collection was performed at the public School of Basic Education Jacob Scheidt, the city of Candelaria, RS, using a semi-structured interview with the teacher, employee, six parents and six students of the school, the Political Pedagogical Project analysis of the institution, and observation in a time of socialization of the school group. It was concluded that the process that is experienced in school, although not documented, since the school does not have a Political Pedagogical Project itself, constitutes in fact a process of democratic school management, which is recognized by all. Also, consider all the dimensions and affection dialogicity essential and inseparable from the management process, ensuring effective participation, serious and joyful. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Dialogicidade | por |
dc.title | Que saudade da minha escola... vivenciando relações afetivas e dialógicas na gestão da Escola Rural Jacob Scheidt | por |
dc.title.alternative | I miss my school…living affective and dialogical relations in the management of Rural School Jacob Scheidt | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por base reflexões e discussões realizadas ao longo de pesquisas anteriores acerca das relações de afetividade e dialogicidade; vimos percebendo o quanto estas permeiam e influenciam todo trabalho educativo, da sala de aula à escola em seu contexto mais amplo. Partindo dessa ideia, esta pesquisa buscou pesquisar, em uma escola municipal rural multisseriada do município de Candelária, RS, qual a importância que professora, funcionária, pais e estudantes atribuem às relações interpessoais, em especial à afetividade e dialogicidade, em seu processo de gestão escolar. A pesquisa se alicerça principalmente nos escritos de Sander, Lück e Ferreira para discutir sobre a gestão escolar democrática, e em Freire, Arroyo e Maturana para fundamentar sobre a afetividade e a dialogicidade. A pesquisa tem caráter qualitativo e características de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Scheidt, no município de Candelária, RS, através de uma entrevista semi-estruturada com a professora, a funcionária, seis pais e seis estudantes da escola, análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, e observação em um momento de socialização do grupo escolar. Concluiu-se que o processo que é vivido na escola, embora não documentado, uma vez que a escola não tem um Projeto Político Pedagógico próprio, constitui-se de fato em um processo de gestão escolar democrática, o que é reconhecido por todos. Além disso, todos consideram a dialogicidade e a afetividade dimensões essenciais e indissociáveis do processo de gestão, garantindo uma participação efetiva, séria e alegre. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |