dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Padilha, Alexandre Albuquerque | |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T14:32:28Z | |
dc.date.available | 2020-03-10T14:32:28Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19793 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Today we live a very great crisis in all segments political, social, cultural, economic moral values and the most aggravating the environmental crisis with ecological disasters, oil spills in seas killing fish, air pollution with leakage in nuclear and radioactive plants, pollution burning and pollution of drinking water. This work on the Environmental Education Practices in a School of Basic Education of the State Public Network seeks to provide the students involved with reflection and promote environmental education at all levels of education by working to raise awareness and exercise citizenship in relation to nature through of studies, information and reflections seeking to promote the participation, motivation and sensitivity of the students aiming their growth as a participatory and critical citizen in the defense of an ecologically balanced world with quality of life and sustainable development for all generations. Environmental education in the school context is little studied and with small actions in certain schools, not having an integration with all disciplines, we need to work our environmental perception in a conscious way in relation to nature, in all everyday attitudes towards things simpler to the most complex, and environmental education is a pedagogical tool that must be present in the school. The reflection of this educational work goes beyond the school walls in order to clarify doubts and propose improvements aimed at a balanced and healthy environment in the school and in its residence in a reflective and citizen way, besides directing the student to be an agent of environmental education multiplier. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Práticas na escola estadual pública | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Public state school practices | eng |
dc.subject | Awareness | eng |
dc.subject | Sustainable development | eng |
dc.title | Práticas de educação ambiental em uma escola de educação básica da rede pública estadual | por |
dc.title.alternative | Environmental education practices in a school of basic education of the state public network | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Hoje vivemos uma crise muito grande em todos os segmentos política, social, cultural, econômica valores morais e a mais agravante a crise ambiental com os desastres ecológicos, derramamento de óleos em mares matando peixes, poluição atmosférica com vazamento em usinas nucleares e radioativas, poluição do solo, queimadas e poluição da água potável. Este trabalho sobre as Práticas de Educação Ambiental em uma Escola de Educação Básica da Rede Pública Estadual busca proporcionar aos alunos envolvidos a reflexão e promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino trabalhando a conscientização e o exercício da cidadania em relação à natureza por meio dos estudos, informações e reflexões buscando promover a participação, motivação e a sensibilidade dos alunos objetivando seu crescimento como cidadão participativo e critico na defesa de um mundo equilibrado ecologicamente com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para todas as gerações. A educação ambiental no contexto escolar é pouco estudada e com pequenas ações em determinadas escolas, não tendo uma integração com todas as disciplinas, precisamos trabalhar a nossa percepção ambiental de forma consciente em relação à natureza, em todas as atitudes do cotidiano em relação às coisas mais simples até as mais complexas, e a educação ambiental é uma ferramenta pedagógica que deve estar presente na escola. O reflexo desse trabalho educacional ultrapassa os muros escolares objetivando esclarecer dúvidas e propor melhorias voltadas para um ambiente equilibrado e sadio na escola e na sua residência de forma reflexiva e cidadã, além de direcionar o aluno a ser um agente da educação ambiental multiplicador. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |