Ensino de sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciada
Resumo
O artigo “Ensino de Sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciada”, realizado no Museu Histórico Fernando Ferrari – São Pedro do Sul/RS visou reconhecer a Sociologia como disciplina do Ensino Médio, identificar possibilidades de relação com o espaço museológico e contribuir para as deficiências que essa disciplina carrega ao decorrer do tempo. Como metodologia apresenta-se o relato de uma experiência vivenciada no desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa e de forma descritiva. Descrevem-se as possibilidades da relação entre o Ensino de Sociologia e o espaço museológico, através do contato direto entre os envolvidos, sob a luz de diferentes teóricos. Nessa perspectiva, o espaço museológico mostrou-se como um aliado da disciplina de Sociologia, uma instituição que por meio de iniciativas educacionais planejadas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, da noção de temporalidade, exercício da pesquisa e preservação da memória. Paralelo a isso, é importante ressaltar que desse encontro entre a sociologia e o espaço museológico, todos os envolvidos contribuíram para a construção do conhecimento dentro de suas realidades, devido às relações de empatia, proximidade, coletividade e curiosidade que se estabeleceram.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: