Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Ana Lúcia dos
dc.date.accessioned2020-03-12T15:50:54Z
dc.date.available2020-03-12T15:50:54Z
dc.date.issued2019-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19825
dc.description.abstractThis research developed in the research line of Management in Networked Educational Technologies is part of Graduate Program in Networked Educational Technologies (PPGTER), from Federal University of Santa Maria (UFSM), in the Area of Concentration of Educational Technologies in Network for Education Innovation and Democratization, aiming to investigate if there is a change of action of the students of a distance education course (DE) in the scope of the Professional. The research analyzed the potentialities of development of the protagonism and emancipation of the subjects involved, through observation of activities in the Virtual Learning Environment (AVEA), questionnaires and audiovisual recording with student reports. Participants in this study are school officers, students of the Technical Course on Didactic Multimedia offered by the Federal Institute Farroupilha. The study is based on reflections on the training of education officers,in virtual education and in the epistemology of pedagogical mediation in DE, from authors such as Baumann, (2010); Consani, (2008); Demo, (1999); Monlevade (2005); Moreira, (2016); Morin, (2000); Primo, (2007); Josso, (2004; 2009); Kenski, (2013); Freire, (1983; 1979; 1997; 2005); in dialogue with the General Guidelines Manual - Brazil, (2009; 2014; 2017), among others. With the analysis of the praxis of educational actions mediated by networked educational technologies, we evidence the Professional Program and the de as potentializers of action change in school officers who become educators and co-managers. As a finalresult of the research a video / documentary was produced. We understand the importance of research dissemination for information disclosure and that other professionals in the area may, perhaps, use this production.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrograma profuncionáriopor
dc.subjectTecnologias Educacionais em Redepor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectProfuncionário programeng
dc.subjectNetworked educational technologieseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectInitial and continuing trainingeng
dc.subjectFormação inicial e continuadapor
dc.titleA [trans] formação dos funcionários da educação básica em educadores e cogestores escolarespor
dc.title.alternative[Trans] formation of basic education officers in school educators and co-managerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede faz parte do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, objetivando investigar se ocorre mudança de ação dos estudantes de um curso da educação a distância (EaD) no âmbito do Programa Profuncionário. Trata-se de estudo investigativo e interpretativo de abordagem qualitativa. A pesquisa analisou as potencialidades de desenvolvimento do protagonismo e da emancipação dos sujeitos envolvidos, por meio de observação de atividades no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA), questionários e gravação audiovisual com relatos dos estudantes. Os participantes deste estudo são funcionários de escola, estudantes do Curso Técnico em Multimeios Didáticos ofertado pelo Instituto Federal Farroupilha. O estudo fundamenta-se nas reflexões sobre a formação dos funcionários da educação, na educação virtual e na epistemologia da mediação pedagógica na EaD, partindo de autores como Baumann, (2010); Consani, (2008); Demo, (1999); Monlevade, (2005); Moreira, (2016); Morin, (2000); Primo,( 2007); Josso, (2004; 2009); Kenski, (2013); Freire, (1983; 1979; 1997; 2005); em diálogo com Manual de Orientações Gerais - Brasil, (2009; 2014; 2017), dentre outros. Com a análise da práxis das ações educativas mediadas pelas tecnologias educacionais em rede, evidenciamos o Profuncionário e a EaD como potencializadores de mudança de ação funcionários escolares que se transformam em educadores e cogestores. Como resultado final da pesquisa elaborou-se um vídeo/documentário. Compreendemos a importância da divulgação da pesquisa para disseminação das informações e que outros profissionais da área possam, quem sabe, valer-se desta produção.por
dc.contributor.advisor1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760por
dc.contributor.referee1Costa, Carla Cristiane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568624022459997por
dc.contributor.referee2Correa, Aruna Noal
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2600634728694715por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164811456465916por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International