A política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Resumen
A formação de professores constitui-se uma tarefa de suma importância para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, sendo ainda política de governos em diferentes níveis, bem como parte de programas educacionais, com especial destaque aos Planos Nacionais de Educação. Quando referirmos à formação de professores é possível identificar a formação inicial, aquela decorrente da graduação, bem como a formação continuada que ocorre durante a trajetória profissional. No contexto do aperfeiçoamento e da valorização da formação docente, tem-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que, caracteriza-se como uma inovação formativa pois oportuniza a formação docente dos graduandos de licenciaturas de tal forma a possibilitar, na formação inicial, uma aproximação efetiva com a educação básica. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Especificamente buscou-se: Caracterizar o subprojeto PIBID Ciências Sociais Licenciatura da UFSM. Na investigação que permitiu esse artigo utilizou-se da pesquisa bibliografia, documental e pesquisa de campo, ouvindo a coordenação do PIBID Ciências Sociais da UFSM, bem como um discente/bolsista.
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