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dc.contributor.advisorBarcellos, Marilia de Araujo
dc.creatorBrust, Fabio Rücker
dc.date.accessioned2016-08-15T12:04:35Z
dc.date.available2016-08-15T12:04:35Z
dc.date.issued2014-12-09
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1983
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work presents a panorama of the acting of two important agents involved in the productive chain of the book, author and editor, and the merging occurred from the advent and growth of the practice of self-publishing, in its traditional and digital forms. After a quick explanation over the brazilian editorial market and the independent publishing, in addition to an approach over platforms and tools that allow authors to publish their books by their own, a questionnaire was applied with three authors that passed through the two forms of publishing with the objective of comparing their experiences between the two types of publishing and define which one of them the respondents believe is more advantageous. Through the analysis of their responses, it was possible to verify that the figure of the editor does not become obsolete, even when the author is capable of making his book by his own. Thus, we observe that, many times, the self-publishing practice serves as a bridge between the new author and the traditional editorial market, this last being constituted by the publishing houses through which many independent authors aim to publish their books. In this analysis, we legitimate not only the independent publishing, but, also, the traditional publishing, as well as the figures of author and editor, in addition to the merging between both.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutopublicaçãopor
dc.subjectAutores independentespor
dc.subjectAutor-editorpor
dc.subjectSelf-publishingeng
dc.subjectIndependent authorseng
dc.subjectAuthor-editoreng
dc.titleA prática da autopublicação: o papel do autor-editor e as novas possibilidades de publicaçãopor
dc.title.alternativeThe practice of self-publishing: the author-editor’s role and the new publishing possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um panorama da atuação de dois importantes agentes envolvidos na cadeia produtiva do livro, autor e editor, e a mescla ocorrida a partir do advento e crescimento da prática da autopublicação, tanto em sua forma tradicional quanto digital. Após uma rápida explanação acerca do mercado editorial brasileiro e da publicação independente, além de uma abordagem sobre plataformas e ferramentas que permitem aos autores publicarem seus livros por conta própria, aplicou-se um questionário com três autores que passaram pelas duas formas de publicação com o objetivo de comparar suas experiências entre os dois tipos de publicação e definir qual delas os respondentes acreditam ser a mais vantajosa. Através da análise de suas respostas, foi possível verificar que a figura do editor não se torna obsoleta, mesmo quando o autor é capaz de produzir seu livro por conta própria. Assim, observa-se que, muitas vezes, a prática da autopublicação serve como uma ponte entre o novo autor e o mercado editorial tradicional, este último sendo constituído pelas casas editoriais por meio das quais muitos autores independentes almejam publicar seus livros. Nesta análise, legitimamos não apenas a publicação independente, mas, também, a publicação tradicional, assim como as figuras do autor e do editor, além do resultado da mescla entre ambos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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