Produção de videotutoriais como apoio à gestão do portal de projetos SIE - web da UFSM
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede
para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa Gestão de
Tecnologias Educacionais em Rede. Seu objetivo principal é o de produzir um
material instrucional para facilitar o uso do Portal de Projetos/SIE-Web, com vistas à
orientação do fluxo de trabalho dos docentes e técnico-administrativos da
Universidade Federal de Santa Maria, tornando o sistema uma ferramenta de gestão
mais eficiente. Especificamente, buscou-se: a) avaliar o Portal de Projetos, bem
como seu tutorial vigente; b) mapear as rotinas, os processos e fluxos de trabalho
que envolvem a gestão do Portal; c) identificar as fragilidades em relação às
diversas etapas de uso do sistema e propor melhorias com base nos dados
levantados. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritiva, com
características de pesquisa documental e análise de dados com abordagem
qualitativa. São utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação
participante, o diário de campo, questionários e entrevista semiestruturada. Os
resultados do estudo demonstraram que o Portal de Projetos apresenta alguns
problemas de usabilidade durante a realização de tarefas específicas em seu
contexto de uso, mas é um sistema muito melhor que o utilizado anteriormente e,
que como qualquer outro sistema, precisa ser constantemente aprimorado para que
acompanhe as necessidades da instituição e também do usuário. Observou-se que
o tutorial que acompanha o Portal é um instrumento importante, porém alguns o
desconhecem e, outros, em função do grande número de páginas, não têm o hábito
de consultá-lo. Acredita-se que os videotutoriais produzidos auxiliarão o usuário na
manutenção dos seus projetos registrados no Portal, tendo em vista que foram bem
recebidos pelos coordenadores na fase de teste, verificando-se desempenho
(eficiência e eficácia) na resolução de pendências. Além dos benefícios aos
usuários, espera-se que a ferramenta desenvolvida contribua com as atividades e
rotinas dos Gabinetes de Projetos da UFSM.
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