Mostrar registro simples

dc.creatorRaffaelli, Rafael
dc.date.accessioned2020-03-13T17:55:16Z
dc.date.available2020-03-13T17:55:16Z
dc.date.issued2019-12-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19845
dc.description.abstractIn Latin America most of the class time is consumed by administrative tasks performed by teachers, including the conference of students attendance. Classrooms are energetically transformed by technology, through which it is possible to apply knowledge about space and its members and improve their experience. From this perspective, characterized by smart cities and campuses, came the smart classroom derivation. Building a smart classroom can help reduce the time spent doing such a task, as well as improve the environment through sensor monitoring. Building a smart classroom in isolation limits its benefits, but integrating it with existing educational software enriches them and can automate processes. Thus, the present work proposes the integration of a smart classroom to the academic system of the Federal University of Santa Maria - UFSM, in order to reduce the time spent by the teacher for the conference of the students attendance. In order to achieve the objectives, searches were made with the literature of technologies involved in the integration of legacy systems to this new computational architecture. Secondly, the operating processes, scope delimitation, selection of the hardware and software necessary for the creation of the smart classroom and the development of the integration tool called SIoT were defined. . Finally, the implementation of the prototype in the classroom, which was validated with four undergraduate classes of the Information Systems and Computer Science courses. It was observed a reduction of up to 92,19% of the time spent for the conference of students attendance, compared to the methods currently used by the institution. In addition, the work was successful in creating and integrating with the academic system of the institution, and may eventually be an integral part of it permanently. The dissertation is inserted in the research line Educational Software Development, linked to the Graduate Program in Educational Networked Technologies, and resulted the text presented here, together with the integration module between smart classroom and the academic system of the institution.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSmart classroomeng
dc.subjectIoTeng
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectFog computingeng
dc.subjectIntegrationeng
dc.titleIntegração do sistema acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM a uma smart classroompor
dc.title.alternativeIntegration of the academic system of the Santa Maria Federal University - UFSM to a smart classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNa América Latina grande parte do tempo de aula é consumido por tarefas administrativas desempenhadas pelos professores, dentre elas a conferência dos alunos presentes. As salas de aula são energicamente transformadas pelas tecnologias, por meio delas, é possível aplicar conhecimento sobre o espaço e seus integrantes e melhorar a experiência destes. Nessa perspectiva, caracterizada pelas cidades e campus inteligentes surgiu a derivação smart classroom. A construção de uma smart classroom pode auxiliar na redução do tempo gasto para tal tarefa, bem como melhorar o ambiente através do monitoramento por sensores. Construir uma smart classroom de forma isolada limita os seus benefícios, mas integrá-la aos softwares educacionais existentes enriquece-os e pode automatizar processos. Assim, o presente trabalho propõe a integração de uma smart classroom ao sistema acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, com o intuito de reduzir o tempo despendido pelo professor para a conferência dos alunos presentes. Para que os objetivos fossem alcançados, foram realizadas buscas junto à literatura de tecnologias envolvidas na integração de sistemas legados a essa nova arquitetura computacional. Em um segundo momento, foram definidos os processos de funcionamento, delimitação do escopo, seleção dos hardwares e softwares necessários para a criação da smart classroom e o desenvolvimento da ferramenta de integração, denominada SIoT. Por fim, a implantação do protótipo em sala de aula, onde realizou-se a validação com quatro turmas de graduação dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Foi possível observar uma redução de até 92,19% do tempo desempenhado para a conferência dos alunos presentes, se comparado aos métodos utilizados atualmente pela instituição. Além disso, o trabalho obteve êxito na criação e integração com o sistema acadêmico da instituição, podendo futuramente ser parte integrante do mesmo de forma permanente. A dissertação está inserida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Softwares Educacionais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, e resultou o próprio texto aqui apresentado, juntamente com o módulo de integração entre a smart classroom e o sistema acadêmico da instituição.por
dc.contributor.advisor1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.contributor.referee1Kantorski, Gustavo Zanini
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0721839644753258por
dc.contributor.referee2Voss, Gleizer Bierhalz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7107448337063502por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2480505905077752por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International