dc.contributor.advisor | Pozzobon, Tanise | |
dc.contributor.advisor | Rosa, Rosane | |
dc.creator | Ferreira, Pedro Barcellos | |
dc.date.accessioned | 2016-08-15T12:10:39Z | |
dc.date.available | 2016-08-15T12:10:39Z | |
dc.date.issued | 2014-12-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1985 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This paper discusses the representation of homosexuality in the school environment, reflecting on how it occurs in the short film Eu não quero voltar sozinho, directed by Daniel Ribeiro. The study aims to investigate how the characters indicate the discovery of homosexuality in adolescence, background for discussions of sexuality and visual impairment. So that we could carry out this research, we are supported by Queer Theory and studies on relations between Cinema and Society. We proposed in this study a methodology based on film analysis of the short film, from the description and interpretation of the formal, esthetic and narrative resources. The results show that despite the lack of interest of teachers by the particularities of the students, the school homogenizer policy failure in the contact with the different that is inevitable, marked by characters who naturalize homosexual relations, with love as the main point through a narrative that permeates not profane or wrong so queer. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Homossexualidade | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Audiovisual | por |
dc.subject | Curta-metragem | por |
dc.subject | Homosexuality | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Short film | eng |
dc.title | “Eu Não Quero Voltar Sozinho”: a representação audiovisual da homossexualidade em ambiente escolar | por |
dc.title.alternative | “I Don’t Want to go Back Alone”: the audiovisual representation of homosexuality in school environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Comunicação Social – Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho discute a representação da homossexualidade no ambiente escolar, refletindo sobre como ela ocorre no curta-metragem Eu não quero voltar sozinho, dirigido por Daniel Ribeiro. O estudo busca investigar como os personagens sinalizam a descoberta da homossexualidade na adolescência, pano de fundo para discussões de sexualidade e deficiência visual. Para que fosse possível realizar essa investigação, abordamos à luz da Teoria Queer e de estudos sobre relações entre Cinema e Sociedade. Propomos, em nosso estudo uma metodologia baseada na análise fílmica do curta-metragem, a partir da descrição e interpretação dos recursos formais, estéticos e narrativos. Os resultados apontam que apesar do desinteresse dos professores pelas particularidades dos alunos, a política homogenizadora da escola falha na medida em que o convívio com o diferente é inevitável, marcado por personagens que naturalizam as relações homossexuais,com o amor como ponto principal através de uma narrativa que não perpassa o profano ou errado, portanto, queer. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |