Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso do Campus de Frederico Westphalen por área do CNPQ "100300000007"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 33
-
Formação de docentes: carência de utilização de TDIC´s como ferramentas de ensino
(2020-12-08)Na sociedade digital em que vivemos, envoltos às informações continuamente atualizadas e dispostas em nossas mãos, perdura a imagem de alunos indo à escola com pilhas de livros, dicionários, cadernos divididos em matérias ... -
Formação docente para utilização de tecnologias da informação e comunicação aplicados à educação
(2020-12-07)Este artigo apresenta a organização de uma formação docente mediada por um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) para utilização e tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicados à educação. Com a realização ... -
Ferramentas colaborativas para aprendizagem a distância: um estudo para de caso do Moodle aplicado ao ensino médio
(2020-12-10)Este artigo propõe o desenvolvimento de um Moodle para alunos de Ensino Médio, com intuito de fazer com que eles possam estudar e aprender com o uso de uma ferramenta colaborativa à distância. O principal resultado consiste ... -
O uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino básico
(2020-12-07)O presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre os novos formatos pedagógicos alicerçadas sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) no Ensino Básico, principalmente, no que concerne ao ... -
Um estudo de caso envolvendo pensamento computacional e o uso do Scratch
(2020-12-08)Este artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para o aprendizado de programação no Ensino Fundamental, na escola de Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva, localizada no município de ... -
Realidade virtual e aumentada como metodologia na educação
(2022-02-08)Este artigo aborda os conceitos da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA), e suas atuações no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral dessa proposta é analisar a aplicação dos recursos da Realidade ... -
Blockchain na educação: um avanço tecnológico em uma era moderna
(2020-12-09)Este artigo propõe o desenvolvimento de um estudo sistemático de soluções que usem Blockchain na área da educação. Pesquisar e comprovar como o uso deste sistema pode aumentar o rendimento e agilidade nos processos educativos, ... -
A importância dos jogos digitais educacionais na alfabetização dos alunos com deficiência intelectual
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso compreendendo a aplicação de jogos educacionais digitais no processo de alfabetização e letramento dos alunos com deficiência Intelectual. O estudo de caso foi realizado com educadores ... -
Jogos educativos matemáticos
(2020-12-11)Este trabalho de Graduação de Licenciatura em Computação possui, como objetivo geral, realizar um estudo qualitativo sobre Jogos Educativos Matemáticos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma atividade ... -
A utilização de jogos online em sala de aula
(2020-12-11)Este artigo propõe realizar uma pesquisa sobre a utilização de jogos online em sala de aula, com a intenção de analisar as principais motivações que permitam ao professor utilizar jogos como apoio aos processos de ensino ... -
Uso de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020-12-09)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a qualificação de docentes para a aplicação de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo empregados na ... -
Jogos digitais na educação infantil
(2020-12-08)O presente trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade dos jogos digitais na educação infantil. Jogos digitais são identificados como ferramentas de reação como um meio de entretenimento, os jogos proporcionam a ... -
Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
(2020-12-09)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo a situação atual da formação de professores da rede estadual para o uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), para dar conta das atividades ... -
Sistema de ambiente virtual para cursos rápidos de ensino a distância (EaD4u)
(2020-12-07)Este artigo descreve a criação de uma plataforma de aprendizagem a distância que seja mais simples, rápida e efetiva para pequenos cursos online na educação pública. Analisando as plataformas EaD existentes pode-se reconhecer ... -
Utilização do Scratch como ferramenta para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem que compreendem o Pensamento Computacional. Espera-se que, com a aplicação desta ... -
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica
(2020-12-08)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização dos Jogos Educacionais Digitais como forma de Metodologia Ativa de Ensino, para oportunizar uma Aprendizagem Significativa aos alunos da Educação Básica. Realizou-se ... -
Formação continuada e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação nas escolas municipais de ensino básico - séries iniciais - de Sarandi - RS
(2020-12-09)Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Computação tem, como objetivo geral, realizar um estudo de caso para identificar a inserção das TDIC’s – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Programa ... -
Uso do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional
(2021-08-25)Atualmente a escola se tornou um ambiente muito dinâmico e para isso precisa de ferramentas de ensino capazes de proporcionar aos alunos a melhor experiência possível. No Brasil temos uma grande carência no estudo do ... -
Estimulando a alfabetização por meio de tecnologias digitais da informação e da comunicação: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Palmeira das Missões – RS
(2020-01-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, que foi realizado em uma escola pública, destinado a estimular o processo de alfabetização por meio de Tecnologias Digitais ... -
Aprendizagem significativa com mapas conceituais e mentais: um estudo de caso comparativo no ensino de Geografia
(2020-12-09)Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Estudo de Caso como método de pesquisa no ambiente escolar nas aulas de Geografia para o primeiro ano do ensino médio. O estudo iniciou com aulas sobre Mapas Mentais, Mapas ...