Uso de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a qualificação de docentes para a aplicação de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo empregados na alfabetização e no letramento. A qualificação proposta visou a auxiliar os professores no planejamento e na inserção das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) em suas aulas. O estudo de caso compreendeu uma pesquisa bibliográfica em relação à utilização das TDICs na educação, mais especificamente no Ensino Fundamental I, além de abordar o uso de aplicativos educacionais e apresentar alguns jogos educacionais digitais disponíveis na Play Store, como uma alternativa pedagógica no aprendizado dos alunos. Para isso, identificou-se a metodologia Mobile learning ou (aprendizagem móvel) que possibilita aos estudantes aprenderem em qualquer lugar ou a qualquer momento por meio de dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets. Este processo ganha força principalmente no momento em que vivemos onde nossas escolas estão fechadas devido à pandemia de COVID-19. Foram disponibilizados tablets educacionais para os professores utilizarem com seus alunos, bem como suporte e formação aos docentes na utilização desta ferramenta. Os principais resultados obtidos nos remetem a importância da TDICs em sala de aula para motivar e atrair mais a atenção dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se, também, que o uso dos tablets educacionais irá influenciar no processo de maneira positiva por meio dos aplicativos que foram cuidadosamente instalados. Além disso, ficou claro que é de extrema importância que existam qualificações aos docentes, para que os mesmos possam inserirem adequadamente as TDCIs em sala de aula.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: