TCCs Licenciatura em Computação – EaD está localizado em Campus Frederico Westphalen
Recent Submissions
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Uso do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional
(2021-08-25)Atualmente a escola se tornou um ambiente muito dinâmico e para isso precisa de ferramentas de ensino capazes de proporcionar aos alunos a melhor experiência possível. No Brasil temos uma grande carência no estudo do ... -
A utilização do WhatsApp como ferramenta de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de caso no Município de Sarandi-RS
(2022-02-10)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo a utilização do WhatsApp como ferramenta de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental de uma escola do ensino privado e três escolas do ... -
Realidade virtual e aumentada como metodologia na educação
(2022-02-08)Este artigo aborda os conceitos da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA), e suas atuações no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral dessa proposta é analisar a aplicação dos recursos da Realidade ... -
O uso de jogos educacionais para a aprendizagem de programação no ensino fundamental
(2020-12-09)Cada indivíduo não é dotado de um mesmo conjunto de competências, consequentemente, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner. Cabe portanto, ao educador descobrir alternativas, ... -
Educação a distância: o uso de vídeo aulas como recurso pedagógico
(2020-12-08)O desenvolvimento deste artigo, dá-se pela necessidade de avaliar o uso de vídeo aulas como recurso pedagógico nas escolas, realizando o levantamento de material bibliográfico para evidenciar a viabilidade do uso de vídeos ... -
Produção de vídeoaulas como ferramenta de conteúdo digital
(2020-12-10)O Youtube, um serviço de compartilhamento de vídeos, aumentou as possibilidade de vídeos serem compartilhados facilmente. Isso abre interessantes possibilidades para o ensino, o aprendizado e o design de cursos, presenciais ... -
Redes sociais na educação: o Facebook como ferramenta de apoio na construção do ensino e da aprendizagem
(2020-12-11)Este artigo propôs um estudo que visava a utilização da rede social Facebook na disciplina de português em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi identificar quais as ferramentas da plataforma ... -
Uso de programas 3D na educação
(2020-12-11)Este artigo versa sobre as mudanças na educação com o advento de novas formas tecnologicas e o uso de sofware educacionas 3D fazendo uma analise de vantagens e desvantagem entre 3 programas. -
Uso dos softwares educacionais Google Earth e Google Sala de Aula em sala de aula
(2020-12-08)Este artigo propõe a utilização dos softwares educacionais Google Earth e Google Sala de Aula nas escolas, no nível fundamental de ensino, ambos os softwares são de acesso fácil e gratuito e pouco utilizado nas escolas. A ... -
Ferramentas colaborativas para aprendizagem a distância: um estudo para de caso do Moodle aplicado ao ensino médio
(2020-12-10)Este artigo propõe o desenvolvimento de um Moodle para alunos de Ensino Médio, com intuito de fazer com que eles possam estudar e aprender com o uso de uma ferramenta colaborativa à distância. O principal resultado consiste ... -
Realidade virtual e aumentada no ensino de biologia: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso, visando a auxiliar os professores das séries iniciais da disciplina de Biologia, a mostrar como são as partes das células que existem em nosso corpo, facilitando a aprendizagem e ... -
Realidade virtual e aumentada na educação: um estudo de caso na disciplina de história no ensino fundamental
(2020-12-11)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo o emprego da Realidade Virtual e Aumentada na disciplina de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando a auxiliar os professores e motivar os alunos, ... -
Qualificação docente para atuar no ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19: um estudo de caso em uma escola pública da cidade de Três Passos – RS
(2020-12-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo o Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, localizado no município de Três Passos - RS, a fim de identificar as demandas na formação pedagógica dos docentes, ... -
Ensino de matemática com o auxílio da realidade aumentada
(2020-12-10)Este artigo investiga a integração da Realidade Aumentada (RA) no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos no Ensino Básico. Tendo em vista que o comprometimento dos educandos interfere muito no progresso dos ... -
O uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação nas escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual do campo no município de Jóia/RS
(2020-12-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas metodológicas dos professores de uma escola pública estadual no interior do município de Jóia/RS. O objetivo compreendeu verificar a postura dos professores ... -
Aprendizagem significativa com mapas conceituais e mentais: um estudo de caso comparativo no ensino de Geografia
(2020-12-09)Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Estudo de Caso como método de pesquisa no ambiente escolar nas aulas de Geografia para o primeiro ano do ensino médio. O estudo iniciou com aulas sobre Mapas Mentais, Mapas ... -
Estimulando a alfabetização por meio de tecnologias digitais da informação e da comunicação: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Palmeira das Missões – RS
(2020-01-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, que foi realizado em uma escola pública, destinado a estimular o processo de alfabetização por meio de Tecnologias Digitais ... -
Formação continuada e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação nas escolas municipais de ensino básico - séries iniciais - de Sarandi - RS
(2020-12-09)Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Computação tem, como objetivo geral, realizar um estudo de caso para identificar a inserção das TDIC’s – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Programa ... -
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica
(2020-12-08)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização dos Jogos Educacionais Digitais como forma de Metodologia Ativa de Ensino, para oportunizar uma Aprendizagem Significativa aos alunos da Educação Básica. Realizou-se ... -
Utilização do Scratch como ferramenta para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem que compreendem o Pensamento Computacional. Espera-se que, com a aplicação desta ...