dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Silva, Victor Krauspenhar da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T14:09:52Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T14:09:52Z | |
dc.date.issued | 2015-12-18 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19879 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais - Licenciatura, RS, 2017. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Politecnia | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Avaliação emancipatória | por |
dc.subject | Trabalho como princípio educativo | por |
dc.title | Implementação do ensino médio politécnico no RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais - Licenciatura | por |
dc.description.resumo | Através de pesquisa bibliográfica, tendo como referencial a proposta do atual
governo do Estado para o Ensino Médio (2011/2014), este texto busca analisar a
proposta do ensino médio politécnico no RS e as condições de organização. A proposta
do governo se constitui por um ensino médio politécnico que tem por base a articulação
das áreas de conhecimento e suas tecnologias com os eixos: cultura, ciência, tecnologia
e trabalho enquanto princípio educativo, o que demanda uma formação interdisciplinar,
tendo como ponto de partida o conteúdo social sendo assim considerar a relação “partetotalidade”; a valorização de saberes “reconhecendo que o saber popular se constitui no
ponto de partida para a produção do conhecimento científico”; a “relação entre teoria e
prática”; a “interdisciplinaridade” com o propósito de superar a fragmentação do
conhecimento; a “avaliação emancipatória”. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |