dc.contributor.advisor | Rosa, Rosane | |
dc.creator | Lucas, Henrique Denis | |
dc.date.accessioned | 2016-08-15T12:16:33Z | |
dc.date.available | 2016-08-15T12:16:33Z | |
dc.date.issued | 2014-07-03 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1987 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a bibliographical research regarding the concepts of Educommunication, Open Educational Resources and the language of Comics, relating them to the movement of Open and Citizen Education. This paper is intended to suggest the use of Comics as na educational resource of free informational content that can be used for the development of critical readers of mass communication media, besides promoting the values of the communication citizenship. The paper aims to reflect about the potential of Comics as a pedagogical resource in order to qualify the learning process and promote the development of the social and critical autonomy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educomunicação | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | por |
dc.subject | Educação aberta | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Educommunication | eng |
dc.subject | Comics | eng |
dc.subject | Open educational resources | eng |
dc.subject | Open education | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.title | Histórias em quadrinhos educomunicativas e recursos educacionais abertos | por |
dc.title.alternative | Educommunicative comics and educational open resources | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Comunicação Social – Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica das conceituações da Educomunicação, dos Recursos Educacionais Abertos e da linguagem das histórias em quadrinhos relacionando-as com o movimento da educação aberta e cidadã. Sua intenção é sugerir o uso das HQs como um recurso educacional de conteúdo informacional livre capaz de ser usado na formação de leitores críticos das mídias comunicacionais, além da divulgação dos valores de cidadania comunicativa. O objetivo é refletir sobre o potencial das histórias em quadrinhos como dispositivo pedagógico com potencial para qualificar o processo de aprendizagem e fomentar o desenvolvimento da emancipação crítica social. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |