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dc.contributor.advisorRosa, Rosane
dc.creatorLucas, Henrique Denis
dc.date.accessioned2016-08-15T12:16:33Z
dc.date.available2016-08-15T12:16:33Z
dc.date.issued2014-07-03
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1987
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper presents a bibliographical research regarding the concepts of Educommunication, Open Educational Resources and the language of Comics, relating them to the movement of Open and Citizen Education. This paper is intended to suggest the use of Comics as na educational resource of free informational content that can be used for the development of critical readers of mass communication media, besides promoting the values of the communication citizenship. The paper aims to reflect about the potential of Comics as a pedagogical resource in order to qualify the learning process and promote the development of the social and critical autonomy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectEducação abertapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEducommunicationeng
dc.subjectComicseng
dc.subjectOpen educational resourceseng
dc.subjectOpen educationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleHistórias em quadrinhos educomunicativas e recursos educacionais abertospor
dc.title.alternativeEducommunicative comics and educational open resourceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica das conceituações da Educomunicação, dos Recursos Educacionais Abertos e da linguagem das histórias em quadrinhos relacionando-as com o movimento da educação aberta e cidadã. Sua intenção é sugerir o uso das HQs como um recurso educacional de conteúdo informacional livre capaz de ser usado na formação de leitores críticos das mídias comunicacionais, além da divulgação dos valores de cidadania comunicativa. O objetivo é refletir sobre o potencial das histórias em quadrinhos como dispositivo pedagógico com potencial para qualificar o processo de aprendizagem e fomentar o desenvolvimento da emancipação crítica social.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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