dc.contributor.advisor | Sandalowski, Mari Cleise | |
dc.creator | Dornelles, Lucas Augusto Schmidt | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T14:13:01Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T14:13:01Z | |
dc.date.issued | 2018-12-09 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | DORNELLES, L. A. S. Trabalho e educação: uma análise da reforma do ensino médio (lei 13.415) em contexto de flexibilização. 2018. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19882 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, como requisito para obtenção do título de Licenciado em Ciências Sociais. | por |
dc.description.abstract | Education plays important roles in the formation of the human being and the transmission of historically developed knowledge. With the development of productive forces throughout history and the emergence and consolidation of the capitalist mode of production, education acquires new characteristics and logics of action, intrinsically linked to the maintenance of class structure and existing relations of domination in society, always following the productive restructurings that arise from the needs of capital in times of crisis and which bring new elements to social organization. This research seeks, from a bibliographical review, to understand the centrality of work in the organization of society and the development of productive forces, as well as the restructuring engendered by capitalism throughout history, and the historical relation of education to labor relations and the productive requirements of historical periods; and also, based on bibliographical review and documentary analysis, analyze the most recent proposal for the reform of secondary education as a key element of the demands of capitalism for education in the last period of productive restructuring | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Produção | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Reestruturação | por |
dc.subject | Reforma do ensino médio | por |
dc.subject | Labor | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Production | eng |
dc.subject | Restructuring | eng |
dc.subject | Secondary education reform | eng |
dc.title | Trabalho e educação: uma análise da reforma do ensino médio (lei 13.415) em contexto de flexibilização | por |
dc.title.alternative | Labor and education: an analysis on the middle school reform (law 13.415) in a context of flexibilization | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | A educação desempenha papéis importantes na formação do ser humano e na transmissão de conhecimentos historicamente desenvolvidos. Com o desenvolvimento das forças produtivas ao longo da história e o surgimento e consolidação do modo de produção capitalista, a educação adquire novas características e lógicas de atuação, intrinsecamente ligada à manutenção da estrutura de classes e das relações de dominação existentes na sociedade, sempre acompanhando as reestruturações produtivas que surgem das necessidades do capital em períodos de crise e que trazem novos elementos para a organização social. Esta pesquisa busca, a partir de revisão bibliográfica, compreender a centralidade do trabalho na organização da sociedade e no desenvolvimento das forças produtivas, bem como as reestruturações engendradas pelo capitalismo ao longo da história, a relação histórica da educação com o trabalho e as exigências produtivas; e também, a partir de revisão bibliográfica e análise documental, analisar a mais recente proposta de reforma do ensino médio como elemento chave das exigências do capitalismo para a educação no último período de reestruturação produtiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |