Análise experimental dos parâmetros de combustão em um motor turboalimentado
Visualizar/ Abrir
Data
219-12-18Autor
Goulart, Aleff Jones Francisco
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Dentro do contexto dos motores de combustão interna na indústria automotiva, diversos
são os atuais desafios para aumentar a eficiência dos motores por meio de novas tecnologias e
conceitos como o downsizing e a utilização da turbocompressores. Sendo assim, entender os
fenômenos e os principais parâmetros que influenciam o comportamento da combustão é
fundamental para realizar a calibração de motores e aumentar a eficiência energética. Este
trabalho analisa o desempenho de um motor de ignição por centelha através do processo de
combustão e da taxa de liberação de calor. Por meio deste, é analisado indiretamente a
influência da: carga, intensidade de turbulência, avanço de ignição e mistura ar/combustível nos
parâmetros de combustão. O procedimento experimental foi conduzido com um motor de 4
cilindros 1,8L equipado com um turbocompressor, com razão de compressão 8:85 e injeção de
combustível no duto de admissão. Ao final, são apresentados resultados para descrever a taxa
de liberação de calor e a estabilidade da combustão. Foi possível obter melhorias no
desempenho e alcançar regimes de operações estáveis com COV inferior a 3% para os
pontos avaliados.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [119]