dc.contributor.advisor | Martins, Mario Eduardo Santos | |
dc.creator | Goulart, Aleff Jones Francisco | |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T12:01:12Z | |
dc.date.available | 2020-06-29T12:01:12Z | |
dc.date.issued | 219-12-18 | |
dc.date.submitted | 2019-12-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19904 | |
dc.description.abstract | Currently within the context of internal combustion engines, there are several challenges
to increase engine efficiency through new technologies and concepts in the automotive industry,
such as downsizing and turbocharging. For this reason, understanding the phenomena and the
fundamental parameters that influence the combustion behavior is important to conduct engine
calibration procedures and increase the energy efficiency of internal combustion engines. This
undergraduate thesis analyses the performance of a spark ignition engine through the
combustion process and the heat release rate. Hereby, the influence of: charge, turbulence
intensity, ignition advance and air/fuel rate on the combustion parameters is analyzed indirectly.
The experimental procedure was conducted with a 1.8L 4-cylinder engine equipped with a
turbocharger with 8:85 compression ratio and fuel injection system in the intake duct. Finally,
results are presented to describe the heat release rate and combustion stability. Performance
improvements and stable operating regimes with COV�� less than 3% were achieved for the
evaluated points. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Spark advance | eng |
dc.subject | Engine calibration | eng |
dc.subject | Combustion | eng |
dc.subject | Avanço de ignição | por |
dc.subject | Calibração de motores | por |
dc.subject | Combustão | por |
dc.title | Análise experimental dos parâmetros de combustão em um motor turboalimentado | por |
dc.title.alternative | Experimental analysis of combustion parameters of a turbocharged engine | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | por |
dc.description.resumo | Dentro do contexto dos motores de combustão interna na indústria automotiva, diversos
são os atuais desafios para aumentar a eficiência dos motores por meio de novas tecnologias e
conceitos como o downsizing e a utilização da turbocompressores. Sendo assim, entender os
fenômenos e os principais parâmetros que influenciam o comportamento da combustão é
fundamental para realizar a calibração de motores e aumentar a eficiência energética. Este
trabalho analisa o desempenho de um motor de ignição por centelha através do processo de
combustão e da taxa de liberação de calor. Por meio deste, é analisado indiretamente a
influência da: carga, intensidade de turbulência, avanço de ignição e mistura ar/combustível nos
parâmetros de combustão. O procedimento experimental foi conduzido com um motor de 4
cilindros 1,8L equipado com um turbocompressor, com razão de compressão 8:85 e injeção de
combustível no duto de admissão. Ao final, são apresentados resultados para descrever a taxa
de liberação de calor e a estabilidade da combustão. Foi possível obter melhorias no
desempenho e alcançar regimes de operações estáveis com COV inferior a 3% para os
pontos avaliados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |