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dc.contributor.advisorMartins, Mario Eduardo Santos
dc.creatorGoulart, Aleff Jones Francisco
dc.date.accessioned2020-06-29T12:01:12Z
dc.date.available2020-06-29T12:01:12Z
dc.date.issued219-12-18
dc.date.submitted2019-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19904
dc.description.abstractCurrently within the context of internal combustion engines, there are several challenges to increase engine efficiency through new technologies and concepts in the automotive industry, such as downsizing and turbocharging. For this reason, understanding the phenomena and the fundamental parameters that influence the combustion behavior is important to conduct engine calibration procedures and increase the energy efficiency of internal combustion engines. This undergraduate thesis analyses the performance of a spark ignition engine through the combustion process and the heat release rate. Hereby, the influence of: charge, turbulence intensity, ignition advance and air/fuel rate on the combustion parameters is analyzed indirectly. The experimental procedure was conducted with a 1.8L 4-cylinder engine equipped with a turbocharger with 8:85 compression ratio and fuel injection system in the intake duct. Finally, results are presented to describe the heat release rate and combustion stability. Performance improvements and stable operating regimes with COV�� less than 3% were achieved for the evaluated points.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSpark advanceeng
dc.subjectEngine calibrationeng
dc.subjectCombustioneng
dc.subjectAvanço de igniçãopor
dc.subjectCalibração de motorespor
dc.subjectCombustãopor
dc.titleAnálise experimental dos parâmetros de combustão em um motor turboalimentadopor
dc.title.alternativeExperimental analysis of combustion parameters of a turbocharged engineeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapor
dc.description.resumoDentro do contexto dos motores de combustão interna na indústria automotiva, diversos são os atuais desafios para aumentar a eficiência dos motores por meio de novas tecnologias e conceitos como o downsizing e a utilização da turbocompressores. Sendo assim, entender os fenômenos e os principais parâmetros que influenciam o comportamento da combustão é fundamental para realizar a calibração de motores e aumentar a eficiência energética. Este trabalho analisa o desempenho de um motor de ignição por centelha através do processo de combustão e da taxa de liberação de calor. Por meio deste, é analisado indiretamente a influência da: carga, intensidade de turbulência, avanço de ignição e mistura ar/combustível nos parâmetros de combustão. O procedimento experimental foi conduzido com um motor de 4 cilindros 1,8L equipado com um turbocompressor, com razão de compressão 8:85 e injeção de combustível no duto de admissão. Ao final, são apresentados resultados para descrever a taxa de liberação de calor e a estabilidade da combustão. Foi possível obter melhorias no desempenho e alcançar regimes de operações estáveis com COV􀭍􀭫 inferior a 3% para os pontos avaliados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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