dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Moresco, Silvia Ferreto da Silva | |
dc.date.accessioned | 2014-04-30T11:12:36Z | |
dc.date.available | 2014-04-30T11:12:36Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/199 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the implementation of the Polytechnic High School in a State Institute of Education of the State of Rio Grande do Sul. This conception of High School seeks an articulation among the areas of knowledge and its curriculum components with dimensions of Science, Culture, Technology and Work. It have
hypothesized that the quality of high school tends to improve after this structural change and paradigm. In this perspective, it was developed a research of an applied nature, a qualitative approach with exploratory objectives of the case study. As instruments of data collection are used two different questionnaires, one for students
and one for teachers. The data analysis was based on the technique of content analysis, a research methodology was used to describe and interpret the contents of all kinds of documents and texts. The results indicate a significant dissatisfaction of students and teachers on the implementation of the Polytechnic School, especially in
relation to the lack of state investment in infrastructure, qualification of teachers to work with interdisciplinary research and the decrease of workload disciplines to general education at the expense of the workload of the Integrated Seminar. In the context of educational administration, this study can serve as a basis for future
educational, curricular and pedagogical decisions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Politecnia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.title | Ensino médio politécnico: uma reflexão necessária | por |
dc.title.alternative | Polytechnic school: a necessary reflection | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo investigar o processo de implementação do Ensino Médio Politécnico no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Esta concepção de Ensino Médio busca a articulação entre as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares com as dimensões de Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho. Levantou-se como hipótese que a qualidade da educação a nível médio tende a melhorar após esta mudança estrutural e paradigmática. Nesta perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, numa abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se questionários, um específico para alunos e outro para professores. A análise dos dados baseou-se na
técnica de análise de conteúdo, uma metodologia de pesquisa utilizada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos. Os resultados obtidos apontaram certa insatisfação dos alunos e professores quanto à implementação do Ensino Médio Politécnico, principalmente em relação à falta de investimentos do Estado em infraestrutura, qualificação de professores para o trabalho com pesquisas interdisciplinares e diminuição da carga horária das disciplinas de formação geral em detrimento da carga horária do Seminário Integrado. No âmbito da gestão educacional, este estudo pode servir como base
para futuras decisões educativas, curriculares e pedagógicas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |