Meditação uma estratégia de cuidado em saúde para estudantes universitários
Resumo
Objetivo: Desenvolver atividades meditativas com estudantes de uma Universidade pública do
noroeste gaúcho e analisar a percepção de estudantes universitários sobre a prática meditativa.
Método: Pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa. Foram realizados onze encontros
grupais para prática meditativa, com participação de cinco estudantes. Os dados foram
produzidos mediante questionário com dados sociodemográficos e de saúde, observação nãoparticipante,
diário de campo e entrevista aberta. Resultados: A curiosidade, dificuldade de
concentração, estresse, irritação, ansiedade e nervosismo mobilizaram a participação na prática
meditativa. A meditação favoreceu o relaxamento corporal, proporcionou mais concentração e
foco para os estudos, melhorou a qualidade do sono, promoveu autoconhecimento, estado de
clareza mental e espiritual e bem-estar. Conclusão: A prática meditativa grupal na
Universidade foi importante para a promoção da saúde mental e efetiva para a minimização de
estados de estresse e ansiedade, além de promover mudanças positivas na forma de andar a vida
de estudantes.
Coleções
- TCC Enfermagem - PM [67]
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