dc.contributor.advisor | Cabral, Fernanda Beheregaray | |
dc.creator | Schuh, Luísa Maria | |
dc.date.accessioned | 2020-09-25T12:56:03Z | |
dc.date.available | 2020-09-25T12:56:03Z | |
dc.date.issued | 2019-12-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20000 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Enfermagem, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Objective: Develop meditative activities with students from a public university in northwestern Rio Grande do Sul and analyze the perception of university students about meditative practice. Method: Intervention research with a qualitative approach. Eleven group meetings were held for meditative practice, with the participation of five students. Data were produced through a
questionnaire with sociodemographic and health data, non-participant observation, field diary and open interview. Results: Curiosity, difficulty concentrating, stress, irritation, anxiety and nervousness mobilized participation in meditative practice. Meditation favored body relaxation,
provided more focus and focus for studies, improved sleep quality, promoted self-awareness, state of mental and spiritual clarity, and well-being. Conclusion: The group meditative practice at the University was important for the promotion of effective and mental health for the minimization of stress and anxiety states, besides promoting positives changes in the way
students walk their lives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Saúde Mental | por |
dc.subject | Meditação | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Mental health | eng |
dc.subject | Meditation | eng |
dc.subject | Nursing | eng |
dc.title | Meditação uma estratégia de cuidado em saúde para estudantes universitários | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Enfermagem | por |
dc.description.resumo | Objetivo: Desenvolver atividades meditativas com estudantes de uma Universidade pública do
noroeste gaúcho e analisar a percepção de estudantes universitários sobre a prática meditativa.
Método: Pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa. Foram realizados onze encontros
grupais para prática meditativa, com participação de cinco estudantes. Os dados foram
produzidos mediante questionário com dados sociodemográficos e de saúde, observação nãoparticipante,
diário de campo e entrevista aberta. Resultados: A curiosidade, dificuldade de
concentração, estresse, irritação, ansiedade e nervosismo mobilizaram a participação na prática
meditativa. A meditação favoreceu o relaxamento corporal, proporcionou mais concentração e
foco para os estudos, melhorou a qualidade do sono, promoveu autoconhecimento, estado de
clareza mental e espiritual e bem-estar. Conclusão: A prática meditativa grupal na
Universidade foi importante para a promoção da saúde mental e efetiva para a minimização de
estados de estresse e ansiedade, além de promover mudanças positivas na forma de andar a vida
de estudantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |