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dc.contributor.advisorCabral, Fernanda Beheregaray
dc.creatorSchuh, Luísa Maria
dc.date.accessioned2020-09-25T12:56:03Z
dc.date.available2020-09-25T12:56:03Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20000
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Enfermagem, RS, 2019.por
dc.description.abstractObjective: Develop meditative activities with students from a public university in northwestern Rio Grande do Sul and analyze the perception of university students about meditative practice. Method: Intervention research with a qualitative approach. Eleven group meetings were held for meditative practice, with the participation of five students. Data were produced through a questionnaire with sociodemographic and health data, non-participant observation, field diary and open interview. Results: Curiosity, difficulty concentrating, stress, irritation, anxiety and nervousness mobilized participation in meditative practice. Meditation favored body relaxation, provided more focus and focus for studies, improved sleep quality, promoted self-awareness, state of mental and spiritual clarity, and well-being. Conclusion: The group meditative practice at the University was important for the promotion of effective and mental health for the minimization of stress and anxiety states, besides promoting positives changes in the way students walk their lives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectMeditaçãopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectStudentseng
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectMeditationeng
dc.subjectNursingeng
dc.titleMeditação uma estratégia de cuidado em saúde para estudantes universitáriospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Enfermagempor
dc.description.resumoObjetivo: Desenvolver atividades meditativas com estudantes de uma Universidade pública do noroeste gaúcho e analisar a percepção de estudantes universitários sobre a prática meditativa. Método: Pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa. Foram realizados onze encontros grupais para prática meditativa, com participação de cinco estudantes. Os dados foram produzidos mediante questionário com dados sociodemográficos e de saúde, observação nãoparticipante, diário de campo e entrevista aberta. Resultados: A curiosidade, dificuldade de concentração, estresse, irritação, ansiedade e nervosismo mobilizaram a participação na prática meditativa. A meditação favoreceu o relaxamento corporal, proporcionou mais concentração e foco para os estudos, melhorou a qualidade do sono, promoveu autoconhecimento, estado de clareza mental e espiritual e bem-estar. Conclusão: A prática meditativa grupal na Universidade foi importante para a promoção da saúde mental e efetiva para a minimização de estados de estresse e ansiedade, além de promover mudanças positivas na forma de andar a vida de estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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