Inadimplência no setor varejista: análise da política de cobranças na empresa Monjuá em Palmeira das Missões
Resumen
Devido ao aumento da concessão de crédito, atualmente muitos clientes possuem um maior acesso para a aquisição de bens e serviços, mas pelo fato de alguns desses consumidores não possuírem condições de quitar as dívidas que contraíram, o índice de inadimplência só tem aumentado. As empresas devem adotar medidas para o controle de tal descumprimento de compromissos obtidos, devendo sempre atualizar a ficha cadastral do cliente, atentando ao fato do mesmo poder se tornar inadimplente e isso afetar negativamente a organização. Atrelado a isso está a política de cobranças que é adotada, onde a mesma deve se mostrar eficiente e capaz de garantir o sucesso do setor financeiro da empresa. De tal modo, o presente estudo busca identificar quais são as ações tomadas pelo setor de cobranças da empresa Monjuá, localizada na cidade de Palmeira das Missões, a fim de identificar quais são as causas para haver a incidência de clientes inadimplentes. Para isso foi realizado um estudo de caso, por meio de análise documental, investigando também os clientes que se encontram inadimplentes através da aplicação de questionários aos mesmos, e assim analisando os resultados por meio da utilização de estatística descritiva. Assim, foi possível identificar que os fatores que mais contribuíram para que houvessem clientes inadimplentes foram a doença na família, perda de renda e o desemprego, sendo que os mesmos não podem ser controlados pela empresa, mas a mesma deve melhorar sua política de crédito e cobrança.
Colecciones
- TCC Administração - PM [161]
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