Desenvolvimento de um plano de marketing para uma instituição de educação profissionalizante
Abstract
Para uma organização se destacar e crescer no mercado é necessário analisar sob diversos ângulos o seu ambiente interno e externo, ou seja, conhecer os seus pontos fortes e fracos, bem como, suas oportunidades e ameaças. O objetivo desse trabalho é elaborar um plano de marketing para a unidade de Palmeira das Missões - RS, da instituição de educação profissional X. Examinamos a importância da criação de um plano de marketing para a instituição, já que esta não possui um setor responsável para o marketing institucional. A partir de uma pesquisa quantitativa, baseada na técnica de entrevista individual com a diretora da unidade, e aplicação de questionários com perguntas fechadas para os atuais alunos da unidade, podemos observar que fatores como a não utilização de mídias socias para divulgação dos cursos e a receita limitada por parte da empresa podem fazer com que esses e outros clientes procurem instituições concorrentes. Isso mostra que, apesar da instituição ser referência na Educação Profissional pela qualidade de seus serviços e docentes, clientes podem buscar instituições que invistam ou não em um plano de marketing, mas que independente disso sejam mais populares na questão das mídias sociais, e que possam ter uma receita mais flexível, já que só dependem de suas próprias vendas para existirem, por exemplo. Por fim, espera-se que a partir do plano de marketing desenvolvido, a referida instituição consiga um melhor direcionamento do negócio no mercado em que atua.
Collections
- TCC Administração - PM [153]
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