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dc.contributor.advisorGomes, Mariana Selister
dc.creatorEscobar, Nuncia Gabriele Guimarães
dc.date.accessioned2020-09-30T12:08:44Z
dc.date.available2020-09-30T12:08:44Z
dc.date.issued2019-11-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationESCOBAR, N. G. G. Análise de discurso e relações de poder: a Rota das Charqueadas em Pelotas/RS e o peso colonial. 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20035
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2019.por
dc.description.abstractCultural Patrimonies are considered spaces for education and preservation of cultures and traditions, therefore, they have a significant function in society, since they help in the construction of memories and identities. The present study starts from the observation of what is exposed and the experience of what is lived in two historical farms belonging to the Charqueada Route, namely: Charqueada São João and Charqueada Santa Rita. Located in the city of Pelotas in Rio Grande do Sul, both were scenery of the Charque Cycle and Slavery in Colonial Brazil. Currently, they are maintained as tourist attractions of the city. The patromony analyzed here, like any other institution, is constituted by power relations and, consequently, ends up reproducing the version of history and the memories of dominant social groups. To analyze the forms of expository discourse that emerge in this space, having as its central issue the dimension on race relations, the theoretical foundation is based on the articulation of concepts such as: social representations, memory and power, as well as other intellectual contributions that ethno-racial studies and decolonials studies provided for sociological theory. Through Discourse Analysis as a tool of understanding and being viewed in a broad sense, as Michel Foucault proposes, and Ethnography as a method for greater immersion and perception of the field, I intend to understand how the organization of the given space and the characterization of discourse occurs. as well as the social composition of the visiting public.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPoderpor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectPowereng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectRaceeng
dc.subjectCultural patrimonyeng
dc.titleAnálise de discurso e relações de poder: a rota das charqueadas em Pelotas/RS e o peso colonialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoOs Patrimônios Culturais são considerados espaços de educação e de preservação das culturas e tradições, logo, possuem função significativa na sociedade, uma vez que, auxiliam na construção das memórias e das identidades. O presente estudo parte da observação do que é exposto e da experiência do que é vivido em duas fazendas históricas pertencentes a Rota das Charqueadas, sendo elas: Charqueada São João e Charqueada Santa Rita. Localizadas na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul, ambas foram cenário do Ciclo do Charque e da Escravidão no Brasil Colonial. Atualmente, são mantidas como atrações turísticas da cidade. O patrimônio aqui analisado, como qualquer outra instituição, é constituído por relações de poder e, consequentemente, acaba por reproduzir a versão da história e as memórias de grupos sociais dominantes. Para analisar as formas de discurso expositivo que emergem neste espaço, tendo como questão central a dimensão sobre relações raciais, a fundamentação teórica baseia-se na articulação de conceitos como: representações sociais, memória e poder, bem como, demais contribuições intelectuais que os estudos étnico-raciais e decoloniais proporcionaram à teoria sociológica. Através da Análise de Discurso como ferramenta de compreensão e sendo encarada em um sentido amplo, como propõe Michel Foucault, e da Etnografia como método para maior imersão e percepção do campo, pretendo compreender como se dá a organização do determinado espaço e a caracterização do discurso expositivo, bem como, a composição social do público visitante.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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