Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sílvia Patricia Cavalheiro de
dc.creatorSilva, Valessa Lemos da
dc.date.accessioned2020-10-05T19:27:01Z
dc.date.available2020-10-05T19:27:01Z
dc.date.issued2019-07-03
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20057
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present study has as general objective to analyze the internal communication in the company Vila Velha Group as an essential tool in an endomarketing process. It is the analysis of a thematic by means of a descriptive case study, with a predominantly quantitative approach. The study population consisted of 14 researchers. The research data were obtained through a structured questionnaire with closed, open and multiple-choice questions, free non-participant observation and analysis of the organization's documents. For the analysis of the primary data, simple statistical analysis was used, and the secondary data were analyzed through documentary analysis. The research showed that most employees prefer the oral form to receive information and they would like their opinions and suggestions to be more heard and implemented. Because of this, they suggest including the suggestion box, individual conversations, and feedbacks within the company. It is emphasized that the communication channel preferred by employees is the meetings.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectEndomarketingpor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectInternal communicationeng
dc.subjectEndomarketingeng
dc.subjectPeople managementeng
dc.titleA comunicação interna como ferramenta do endomarketing: uma análise na empresa Grupo Vila Velhapor
dc.title.alternativeInternal Communication as tool of endomarketing: an analysis in the group company Vila Velhaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo geral analisar a comunicação interna na empresa Grupo Vila Velha como ferramenta essencial em um processo de endomarketing. Trata-se da análise de uma temática por meio de um estudo de caso descritivo, com uma abordagem, predominantemente, quantitativa. A população investigada foi composta por 14 pesquisados. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas, abertas e de múltipla escolha, observação livre não participante e análise de documentos da organização. Para a análise dos dados primários foi utilizada a análise estatística simples e os dados secundários foram analisados por meio da análise documental. Na pesquisa foi evidenciado que a maioria dos colaboradores preferem a forma oral para receber informações e os mesmos gostariam que suas opiniões e sugestões fossem mais ouvidas, e implementadas. Devido a isso, sugerem a inclusão da caixa de sugestões, conversas individuais e feedbacks dentro da empresa. Ressalta-se que o canal de comunicação preferido pelos colaboradores são as reuniões.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto